Entenda como funciona a Taxa de Iluminação Pública (CIP): Para que serve? Como é calculada? Como é paga? Dúvidas Frequentes
?? Para que serve?
A Contribuição para Iluminação Pública (CIP) ajuda a custear a instalação, manutenção e ampliação da iluminação em ruas, praças e espaços públicos do município.
?? Como é calculada?
O valor é proporcional ao consumo de energia elétrica no seu imóvel.
Ou seja: quanto maior for o seu consumo, maior será a taxa. A cobrança segue faixas definidas por lei municipal, com base em critérios estabelecidos pela ANEEL.
?? Como é paga?
A CIP é cobrada diretamente na sua conta de luz, normalmente na parte inferior da fatura, identificada como "Contribuição de Iluminação Pública".
Ela é quitada automaticamente junto com o pagamento da conta de energia.
? Dúvidas Frequentes
??Posso ser isento ou pagar menos?
A isenção ou desconto só é possível se estiver previsto na lei municipal vigente.
Mas, como o valor é proporcional ao consumo, se o seu consumo de energia for zerado no mês, a taxa também será automaticamente zerada.
??O valor depende da quantidade de lâmpadas na minha rua?
Não. A cobrança não leva em conta quantas luminárias existem na sua rua, mas sim o quanto de energia é consumido no seu imóvel.
??A lâmpada da minha rua queimou. Ainda assim preciso pagar a taxa?
Sim. A contribuição não depende desse fator, ela é coletiva e garante que todo o sistema de iluminação pública do município continue funcionando e sendo mantido