SECRETARIA

STDS

SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

CLAUDIA NASCIMENTO GONCALVES
SECRETÁRIO(A) MUNICIPAL

Cláudia Nascimento Gonçalves nasceu em São Paulo, no dia 27 de agosto de 1974, onde iniciou seus estudos e concluiu o ensino médio. Em setembro de 1995 mudou-se para Cariré, terra natal de seus pais e avós, aonde veio cursar o magistério na Escola Cefisa Aguiar. No município de Cariré, em 1996 conheceu seu companheiro, com quem constituiu sua família. Desta união, nasceram dois filhos: Fabrício, e José Felipe. Cláudia presta serviço na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento So [...]

Amparo: Nomeação: 09/2021 - 04/01/2021

Matrícula: 22250

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: 13.586.165/0001-39

Telefone(s): (88) 3646-1212

E-MAIL: stds@carire.ce.gov.br

Horário: DE SEGUNDA A SEXTA - DAS 08:00H ÀS 12:00H E 13:00H ÀS 17:00H

Endereço: RUA DR JOSÉ TELES, Nº 22 - AÇUDE NOVO - CEP: 62.184-000

Mais informações do orgão
Apresentação
   
Missão
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social tem por finalidade formular, coordenar, executar e avaliar a Política Municipal de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (Suas), observando as normas e deliberações da Política Nacional de Assistência Social e dos Conselhos de Assistência Social.
   
Visão
A STDS tem por visão reconhecer e contribuir à melhoria dos indicadores sociais, alcançada no Governo de Municipal, com redução das desigualdades, ampliação das oportunidades, controle social, gestão descentralizada, fortalecimento dos municípios e motivação e valorização dos servidores.
   
Valores
A STDS desenvolve programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos como crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e população de rua. O órgão também sedia a Casa do Bolsa Família, além de responder pela coordenação de Programas Assistenciais/Sociais, desenvolvimento das ações de segurança alimentar e nutricional e pela Defesa Civil.
   
Funções

Promover o aprimoramento da gestão e dos serviços socioassistenciais, programas e projetos e benefícios de Assistência Social;

Realizar e consolidar pesquisa e a sua difusão visando à promoção do conhecimento no campo de Assistência Social e da realidade social;

Realizar a gestão local do Benefício de Prestação Continuada - BPC, garantindo aos seus beneficiários e famílias o acesso aos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial;

Elaborar e executar o orçamento anual da Assistência Social do Município;

Efetivar uma política de gestão do trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que compreenda o planejamento, a organização e a execução das ações relativas à valorização do trabalhador e à estruturação do processo de trabalho institucional;

Realizar outras atividades correlatas.

   
Atribuições da Secretaria
Coordenar e manter atualizado o cadastro único das famílias em situação de vulnerabilidade e/ ou risco social;
Coordenar as ações de gestão e execução descentralizada do Programa Bolsa Família no âmbito do Município;
Coordenar, planejar, executar e monitorar ações de proteção social básica e especial de média e alta complexidade desenvolvida pela rede socioassistencial, em consonância com o Sistema Único da Assistência Social (Suas);
Realizar a vigilância socioassistencial das situações de vulnerabilidades e risco pessoal e social;
Conceder benefícios eventuais aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, de acordo com as disponibilidades orçamentárias e financeiras do Município;
Identificar as entidades socioassistenciais, estimulando a formação da rede de Assistência Social;
Prestar assistência técnica às entidades socioassistenciais com atuação no Município;
Viabilizar a capacitação dos recursos humanos da área de Assistência Social governamental e não governamental;
Apoiar o funcionamento dos Conselhos, Órgãos Colegiados vinculados a STDS, com recursos humanos e materiais;
Atuar no campo intersetorial das políticas públicas com vistas à integração no atendimento às demandas de proteção social e enfrentamento à pobreza;
Atuar integradamente com os Conselhos Municipais vinculados à STDS;
Elaborar, executar e avaliar o Plano Plurianual e o Plano Anual de Assistência Social do Município;
Elaborar o relatório anual da gestão do Plano Municipal de Assistência Social;
Coordenar, executar e monitorar a gestão integrada de serviços, benefícios e transferência de renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas);
Manter atualizado os sistemas de informações da União e do Estado disponibilizado aos municípios;
   
Atribuições do Gestor
Gerenciar os contratos e convênios, juntamente com a Secretaria do Planejamento, Gestão e Finanças;
Gerir o Fundo Municipal de Assistência Social e outros fundos vinculados a Secretaria;
Articular e coordenar ações de fortalecimento das instâncias de participação e deliberação das questões relativas à Assistência Social no Município;
Coordenar e executar serviços e ações intersetoriais para minimizar os efeitos ocasionados por calamidade pública, em articulação com outras secretarias e órgãos no Município;
Proceder, no âmbito do seu Órgão, à gestão e ao controle financeiro dos recursos orçamentários, bem como à gestão de pessoas e recursos materiais e equipamentos existentes;
   
Nome Data início Data fim
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CLAUDIA NASCIMENTO GONCALVES 02/01/2017 30/06/2019
CLAUDIA NASCIMENTO GONCALVES 01/07/2019 31/12/2020
Nome Data início Data fim
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CLAUDIA NASCIMENTO GONCALVES 04/01/2021
CLAUDIA NASCIMENTO GONCALVES 02/01/201730/06/2019
CLAUDIA NASCIMENTO GONCALVES 01/07/201931/12/2020
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