A conferência foi presidida pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cariré, Maria das Dores Freitas.
A Prefeitura de Cariré-CE, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher- COMDIM, promoveu nesta sexta-feira (16/07), no auditório da Escola Francisco Hermínio, a III Conferência Municipal de Política para as Mulheres, que tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para o regulamentação, estruturação, institucionalização e implementação do Sistema Nacional de Política para as Mulheres "Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia" e escolher/eleger delegadas para V Conferência Estadual de Política para as Mulheres.
Antes do início dos trabalhos, houve a formação da mesa de honra do cerimonial, composta das seguintes autoridades: vereadora Maria Lucy Ximenes; Maria Elvilema Feitosa, secretária da Educação; Rayla Aguiar, secretária da Saúde; Virgina Souza Aguiar, presidente da Câmara Municipal de Cariré, representando o prefeito Antônio Martins; Maria das Dores Freitas, presidente do COMDIM de Cariré; Cláudia Gonçalves, secretária da STDS e Águida Martins, secretária de Administração, Finanças e Planejamento.
Na abertura da conferência estiveram realizando pronunciamentos, pela seguinte ordem: Maria Elvilema Feitosa, secretária municipal da Educação; Cláudia Gonçalves, secretária municipal da STDS; Maria das Dores Freitas, presidente do COMDIM de Cariré e Virgina Souza, presidente da Câmara Municipal de Cariré.
A conferencista Ruth Machado proferiu a palestra magna: "Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia"
Já no meio dos trabalhos, quem apareceu foi o prefeito Antônio Martins, que fez um rápido pronunciamento, sugerindo à plenária da conferência, que incluísse em suas propostas a nível municipal, algumas sugestões relativas à criação de postos de trabalho, como forma de empregar as mulheres carentes de Cariré que estão sem ocupação, sem nenhum tipo de trabalho, para que então a Prefeitura de Cariré possa dar o suporte necessário.
Após o intervalo para o almoço dos participantes, houve a formação de Grupos de Trabalho, para discussão e elaboração de propostas, com a orientação dos seguintes Eixos:
Eixo I - "A Política Nacional para as Mulheres: Avanços e desafios e o papel do Estado na gestão das políticas para as mulheres";
Eixo II - "O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: Propostas de Estrutura, inter-relações, instrumentos de gestão, recursos, política nacional de formação, estratégias de institucionalização, regulamentação e implementação do Sistema".
Eixo III - "Políticas Públicas Temáticas para as Mulheres: Avanços e desafios e enfrentamento às violências, saúde integral, trabalho, autonomia econômica, participação nos espaços de poder e decisão, educação para a igualdade e diversidade".
Após a elaboração das proposições dos grupos de trabalho, aconteceu a apresentação das propostas que foram então submetidas à aprovação da plenária da conferência.
Após a apresentação das propostas, foi a vez da escolha/eleição das três delegadas e suas respectivas suplentes, contendo 60% das representantes da Sociedade Civil e 40% de representantes do Setor Público. As três delegadas irão representar as mulheres de Cariré na V Conferência Estadual de Política para as Mulheres, que ainda não tem data marcada para acontecer.