O secretário do Meio Ambiente de Cariré (SEMMA), Roberto Kelson, representando o Prefeito Antônio Martins, acompanhou recentemente a fiscalização realizada no Açude Praça XI.
Na ocasião se fazia presente o fiscal do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), engenheiro Dr. Luiz Carlos Cardoso Filho, acompanhado engenheiro da Prefeitura Municipal de Cariré, Dr. José Aquino Rufino Vieira. O objetivo da fiscalização por parte do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) é para saber a qualidade e o uso da água do referido manancial, trabalho este acompanhado pela Coordenação de Vigilância Sanitária do Município, através do coordenador José Portela Filho.
Na fiscalização foi constatado que os moradores do entorno do referido manancial utilizam a água para a higiene pessoal e o cozimento de alimentos, exceto para beber, onde é utilizada a água da chuva armazenada em cisternas de placas. A água do açude também é utilizada para a irrigação no plantio de milho e feijão, bem como, para a piscicultura (criação de tilápias) e o consumo animal.
Ressaltamos que os moradores praticam o uso racional da água do referido açude, onde a mesma é bombeada para as caixas d'água das residências, para os tanques de peixes, para um tanque alvenaria no curral, sendo distribuída em seguida para as cocheiras dos animais, portanto, os mesmos não bebem dentro do açude. Foi observado, ainda, que os tanques para o uso da piscicultura ficam a uma distância de pouco mais de 200 metros abaixo do açude Praça XI, não existindo a possibilidade de resíduos provenientes da piscicultura poluir o referido manancial.