29-OUT-2019

Prefeito Elmo Aguiar recebeu ambulância para funcionamento do SAMU em Cariré.

#Saúde POR SAMUEL LOURENÇO 29 DE OUTUBRO DE 2019

A expansão da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) começou na manhã desta terça-feira (29), com a entrega de 49 ambulâncias. O governador do Ceará, Camilo Santana, realizou a entrega das unidades, com a presença do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, nesta manhã, durante cerimônia no bairro Moura Brasil.

Os municípios contemplados: Itaitinga, Aratuba, Caridade, Itatira, Amontada, Miraíma, Uruburetama, Banabuiú, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribara, Pereiro, Aiuaba, Parambu, Icó, Lavras da Mangabeira, Catarina, Iguatu, Quixelô, Aurora, Mauriti, Milagres, Araripe, Crato, Santana do Cariri, Barbalha, Caririaçu, Jardim, Missão Velha, Cariré, Coreaú, Forquilha, Graça, Hidrolândia, Ipú, Irauçaba, Massapê, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Acaraú, Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, Croatá, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Crateús, Independência, Ipueiras, Novo Orienta, Tamboril, Barroquinha, Camocim e Granja.

Como vemos na lista acima, o município de Cariré também foi contemplado com uma nova ambulância do Samu, a qual já foi entregue pelo governador Camilo Santana, ao prefeito Elmo Aguiar, que estava acompanhado da deputada estadual Augusta Brito e da secretária de Saúde de Cariré, Napoline Melo.

Como funciona o SAMU

De acordo com o Governo do Estado, o Samu funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Os grupos prestam o socorro em qualquer lugar, privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita feita através do 192.