Tipo:
                                        MENOR PREÇO
                                
                                                                                                            
                                             Data do
                                                aviso:
                                            27/03/2024                                        
                                    
                                                                             Data da divulgação do
                                                extrato:
                                            27/03/2024
                                    
                                                                             Data da
                                                ratificação:
                                            11/04/2024
                                    
                                                                             Data da divulgação da
                                                ratificação:
                                            11/04/2024
                                    
                                                                
                                
                                                                                                    
                                                                     Valor estimado: R$
                                        109.393,45 (cento e nove mil, trezentos e noventa e três REAIS  e quarenta e cinco centavos) 
                                
                                
                                                                     Informações do objeto
                                    
                                        CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PRACINHA EM FRENTE A IGREJA NA LOCALIDADE DE ALTO DOS HONÓRIOS E CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS NA IGREJINHA NA LOCALIDADE DE SANTANA NO MUNICÍPIO DE CARIRÉ-CE, CONFORME PROJETO ANEXO AO EDITAL.
                                
                                
                             
                            
                                
                                            Motivo da escolha
                                            
                                        Motivo da escolha da origem
A proponente RODRIGO PEREIRA DE OLIVEIRA foi  selecionada através de dispensa eletrônica de licitação, apresentando sua proposta compatível  com a realidade dos preços praticados no mercado em se tratando de produto ou serviço similar, , tendo inclusive a proponente comprovado de que preenche os requisitos de  habilitação  e qualificação  mínima  necessária.Portanto,  podea  Administração adquirí-lo sem qualquer afronta à lei de regência dos certames licitatórios. 
Justificativa do preço
Procedeu-se a dispensa de licitação na forma eletrônica, concluindo ao final da  sessão  pública  que  a  proposta  mais  vantajosa  foi  apresentada  pelo(a)
proponente  RODRIGO  PEREIRA  DE  OLIVEIRA,  inscrita  no  CNPJ/MF  Nº 31.019.673/0001-17, com o PERCENTUAL DE DESCONTO de 2%, PERFAZENDO O VALOR DE 107.205,58.
Fundamentação legal
Conforme a Lei  Federal  acima mencionada ficou alterado o valor  para a dispensa  de  licitação  para  contratação  que  envolva  valores  inferiores  a  R$ 119.812,02, (cento e dezenove mil, oitocentos e doze reais e dois centavos) no caso de obras e serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores, cabendo registrar  que os  referidos  valores  serão duplicados  para compras, obras e serviços contratados por consórcio público ou por autarquia ou fundação qualificadas como agências executivas na forma da lei.Trata-se da hipótese de dispensa de licitação mais  comum na rotina do administrador público, sendo um importante instrumento de gestão, pois permite atender às demandas de caráter e eventual, muitas vezes urgentes.
A correta caracterização da dispensa em razão do valor pressupõe uma rica e criteriosa pesquisa de preços no mercado, como forma de combater a tendência de os preços se aproximarem do valor limite da contratação ou, em outras palavras, evitando que o procedimento, por ser menos formalista, induza o sobrepreço.
De fato, os fornecedores, ao vislumbrarem a possibilidade de se obteremganhos maiores em um processo no qual a competição é mais limitada, tendem a inflar suas propostas, induzindo a administração a uma contratação antieconômica.
Nas palavras do doutor Marçal Justen Filho (2004, p. 236)1, "A  pequena  relevância  econômica  da  contratação não justifica gastos  com uma licitação comum. A distinção legislativa entre concorrência, tomada depreços  e  convite  se  filia  não  só  à  dimensão econômica  do  contrato.  A  lei  determinou  que  as
formalidades  prévias  deverão ser  proporcionais  às peculiaridades  do  interesse  e  da  necessidade pública.  Por  isso,  tanto  mais  simples  serão  as
formalidades  e  mais  rápido  o  procedimento licitatório, quanto menor for o valor a ser despendido pela Administração Pública."
Por fim, na inteligência de Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, em Contratação Direta sem licitação, Ed. Brasília Jurídica, 5a Edição, p. 289:
"Para  que  a  situação  possa  implicar  dispensa  de
licitação,  deve  o  fato  concreto  enquadrar-se  no dispositivo legal, preenchendo todos  os  requisitos.
Não é permitido qualquer exercício de criatividade ao administrador,  encontrando-se  as  hipóteses  de licitação dispensável previstas expressamente na lei, numerus  dausus,  no  jargão  jurídico,  querendo significar que são aquelas hipóteses que o legislador expressamente indicou que comportam dispensa de licitação". 
A lei autoriza a contratação direta quando o valor envolvido for de pequena relevância econômica para se iniciar um processo licitatório e sendo assim presente contratação atende ao disposto no Art. 75, inciso I da Lei Federal 14.133/2021.