31-JAN-2019

Saúde de Cariré realiza mutirão e solicita a conscientização e apoio da população para combater o mosquito Aedes aegypti

#Saúde POR SAMUEL LOURENÇO 31 DE JANEIRO DE 2019
A Secretaria Municipal de Saúde de Cariré realizou o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti no Bairro do Paraíso na manhã do dia 31 de janeiro de 2019. A mobilização foi realizada com um buzinaço e visitas pelos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde e demais profissionais que compõem a Secretaria de Saúde de Cariré, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura.

Com essa mobilização foi realizada a estratégia de promoção da saúde e prevenção de doenças, com orientações para a população e eliminação de focos, a fim de impedir a proliferação do mosquito durante a quadra invernosa, descobrindo aonde o mosquito tem a maior chance de se proliferar e causar doenças na população, como Dengue, Zica Vírus e Chikungunya, podendo vir a causar até mesmo óbitos. Nós estamos em alerta e com mais vigor para combater este mosquito, que pode causar danos a todos nós carireenses.

Vale lembrar que o "Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Cariré, através dos Agentes de Endemias, vem de adotar a estratégia de colocação das ovitrampas, que são armadilhas colocadas em pontos estratégicos e ainda pouco conhecidas pela população, identificou a presença dos ovos do mosquito Aedes aegypti, que pode vir a se proliferar na cidade, podendo um único mosquito picar 20 pessoas ou mais, iniciando a transmissão das arboviroses pela fêmea, que precisa fazer a postura dos ovos, já que trata-se de um hematófago".

Segundo informações do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Cariré, "vale ressaltar que não temos os vírus das arboviroses Dengue, Zica e Chikungunya e, para a disseminação destas, o mosquito precisa se contaminar com alguém infectado".

A Secretaria de Saúde pede "a conscientização da população para ajudar a combater este mosquito transmissor de doenças, que pode vir a trazer transtornos, sequelas e até mesmo a morte de algum munícipe".