Notícias

#AssistênciaSocial | 25 DE AGOSTO DE 2017

Cariré realiza o "1º Encontro Municipal de Adolescentes" na luta contra o trabalho infantil e a gravidez na adolescência

Foi realizado nesta sexta-feira (25/08), pela manhã, no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, o I Encontro Municipal de Adolescentes, com enfoque para os temas "Erradicação do Trabalho Infantil" e "Gravidez na Adolescência", sendo mais uma iniciativa da Prefeitura de Cariré, através da Secretaria Municipal da Educação (SME) via Programa Educacional Contra o Trabalho Infantil (Peteca) e em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Estiveram prestigiando o importante evento, a secretária da Educação de Cariré, Carmiranda Miranda; secretária do Trabalho do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Cláudia Gonçalves; assessor técnico da Secretaria Municipal da Educação e coordenador do Peteca, Francisco Douglas Farias; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Beatriz Rodrigues Farias; representante do Conselho Tutelar, Aline Siqueira; representante dos diretores das escolas municipais, Aurélio Evangelista Moraes.
Estiveram realizando pronunciamentos a secretária municipal da Educação, Carmiranda Miranda Cláudia Gonçalves, secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, todas enfocando a importância da realização do I Encontro Municipal de Adolescentes, que é fundamental para despertar em meio à comunidade de Cariré, a luta contra o trabalho infantil e a gravidez na adolescência.

Após os pronunciamentos, houve apresentação teatral por parte de alunos do Peteca da Escola Evangelina Feijão, da localidade de Boa Esperança, que por sinal estava concorrendo ao Prêmio Peteca 2017, na Categoria Teatro.

Em seguida aconteceu a primeira palestra sobre o Trabalho Infantil, ministrado pela psicóloga do CRAS Sede de Cariré, Maíra Braga Melo.

Logo após a palestra, houve apresentação artística "Peteca", por parte de alunos da Escola Lucas Rodrigues de Brito, do distrito de Alto dos Honório, que também estava concorrendo ao Prêmio Peteca 2017, na Categoria Teatro.

Terminada a segunda palestra, aconteceu a formação do Comitê Municipal de Adolescentes na Prevenção do Trabalho Infantil.
Após a formação do Comitê, aconteceu a eleição por aclamação da plenária, para escolha dos representantes de Cariré no Encontro Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Ceará (Enapeti), que será realizado em Fortaleza, nos dias 4 e 5 de setembro.

OBJETIVOS DO I ENCONTRO MUNICIPAL DE ADOLESCENTES
Promover a conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. Romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Fortaleça o Sistema de Garantia de Direitos, com vistas à ampliação, quantitativa e qualitativa das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente. Promover intercâmbio entre as instituições de ensino e, bem como, fortalecer a troca de experiências nas ações contra o trabalho infantil. Fortalecer as ações do Peteca, que é um programa desenvolvido em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais da Educação, que consiste num conjunto de ações sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.






 

Deixe seu comentário



NOTÍCIAS RELACIONADAS

#AssistênciaSocial | 16 DE MARçO DE 2018

Na última sexta-feira (16/03), foi realizada na sede da STDS, a última reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), referente ao mandato 2016/2018. ◊◊Na ocasião, a secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento [...]

#AssistênciaSocial | 07 DE FEVEREIRO DE 2018

Nesta quarta-feira (07/02), pela manhã, no auditório do Centro do Idoso, foi realizada a solenidade de lançamento do 'Cartão Mais Infância Ceará' em Cariré, com a presença do prefeito Elmo Aguiar e primeira-dama Mirna Lima Aguiar, da secret&aacu [...]

#AssistênciaSocial | 29 DE JANEIRO DE 2018

Aconteceu dos dias 24 a 27 de janeiro o "Curso de Panificação", na Sede do PAA, com a confecção de vários produtos derivados do pãoSegundo a nossa Primeira-Dama Mirna Lima Aguiar: "Este curso é uma excelente oportunidade de aprimorarmos a qualifica&cc [...]

#AssistênciaSocial | 18 DE JANEIRO DE 2018

A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), deu início a entrega do 'Cartão Mais Infância Ceará' para as 214 famílias em situação de extrema pobreza e contempladas com o benef&iacut [...]

#AssistênciaSocial | 04 DE DEZEMBRO DE 2017

Com o objetivo de contribuir para a mudança de vida de famílias em vulnerabilidade social a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré (STDS) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e CRAS Rural Tapuio, ofertaram o Curso de Panifica [...]

Prefeitura Municipal de Cariré

LOCALIZAÇÃO

 Praca Elísio Aguiar, nº 141 Centro

 Tel: (88) 3646-1133

 prefeituramcarire@gmail.com

REDES SOCIAIS