CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 07/11/2023 SECRETARIA DE SAÚDE A Prefeitura Municipal de Cariré realiza palestra em alusão ao Novembro Azul Parceria das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente.
#Saúde 25/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Dia do Dentista
#Saúde 17/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Caminhão Amigo do Peito estará no município de Cariré dia 29 de outubro.
#Saúde 30/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde promove em todas as unidades a Campanha Novembro Azul.
#Saúde 21/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Reunião de alinhamento com os gerentes de postos de saúde e motoristas do município de ambulâncias de Cariré.
#Saúde 17/11/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Entrega da reforma e ampliação da Escola Inácia Rodrigues Moreira e da nova ambulância. Distrito de Cacimbas.
#Saúde 01/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde realizou café da manhã para os Médico , Dentistas e Técnicos de Saúde Bucal de Cariré.
#Saúde 06/10/2022 GABINETE DO PREFEITO A Prefeitura de Cariré reinaugura o Hospital Municipal, reformado e ampliado.
#Saúde 14/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar vários serviços na área de oftalmologia. Os agendamentos acontecerão nos dias 21, 22 e 23 julho de 2022 na Escola Francisco Hermínio Ponte.
#Saúde 24/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde, inicia hoje (24/02), o mutirão de raio-x para acabar com a fila de espera do município.

A Prefeitura Municipal de Cariré através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia hoje (24/02), o mutirão de raio-x para acabar com a fila de espera do município, atendendo aos pacientes com solicitação médica do sistema de saúde local para este tipo de exame.

Informamos que o caminhão estará na cidade até amanhã (25/02), e que serão realizados em média cerca de 90 exames.

Os pacientes deverão comparecer ao Centro da Mulher apresentando solicitação médica, RG, CPF e cartão do SUS.

#Saúde 12/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria da Saúde de Cariré-CE promove a realização dos exames de ultrassonografia de próstata.
#Saúde 11/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE 'Prefeitura de Cariré mais perto de você' prestou atendimentos de saúde e ação social em Almas.
#Saúde 04/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura Municipal de Cariré-CE comemora o Dia Municipal do ACS e do ACE.
#Saúde 10/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE CAPS Cariré promoveu a palestra sobre "Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio"
#Saúde 08/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE População de Cariré está sendo contemplada com atendimento especializado em Neurocirurgia. Neurologista Dr. Luiz Edmundo atenderá mensalmente na Unidade Básica de Saúde da Sede II.
#Saúde 13/08/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Ações do programa 'A Prefeitura mais perto de Você' realizadas em Tapuio, município de Cariré. O prefeito Antônio Martins esteve acompanhando de perto as ações de assistência social e de saúde realizadas em Tapuio, além de ouvir as reivindicações dos moradores.
#Saúde 22/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria da Saúde em parceria com o Caminhão Amigo do Peito realiza mamografias em Cariré. O Caminhão Amigo do Peito esteve hoje, (22/07), em Cariré-CE, para a realização de exames de mamografias digitais, em frente ao Centro de Saúde da Mulher, no Centro da cidade.
#Saúde 10/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cariré contrata cardiologista para atender a população. A fila de espera para área da Cardiologia está zerada!
#Saúde 08/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Boletim do Covid-19 desta segunda-feira (07/06), às 16h, em Cariré (Dados referentes a 2021).
#Saúde 16/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cariré implanta o Núcleo de Saúde do Homem. A Prefeitura de Cariré, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou à população mais um serviço médico especializado , dessa vez o de Urologia.
#Saúde 17/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Centro de Saúde da Família de Serrote Branco-Cariré inicia os primeiros atendimentos à comunidade em sua reabertura. Nesta manhã de quarta-feira (17), uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF), esteve em Serrote Branco, na reabertura do Centro de Saúde da Família.
#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
#Saúde 11/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Inaugurado Centro de Referência à Saúde da Mulher de Cariré em cerimônia bem restrita. Na última quinta-feira (11) foi realizada a cerimônia de inauguração do Centro Referência à Saúde da Mulher de Cariré Espedita Alves Brandão da Silva.
#Saúde 29/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito Elmo Aguiar recebeu ambulância para funcionamento do SAMU em Cariré.

A expansão da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) começou na manhã desta terça-feira (29), com a entrega de 49 ambulâncias. O governador do Ceará, Camilo Santana, realizou a entrega das unidades, com a presença do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, nesta manhã, durante cerimônia no bairro Moura Brasil.

Os municípios contemplados: Itaitinga, Aratuba, Caridade, Itatira, Amontada, Miraíma, Uruburetama, Banabuiú, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribara, Pereiro, Aiuaba, Parambu, Icó, Lavras da Mangabeira, Catarina, Iguatu, Quixelô, Aurora, Mauriti, Milagres, Araripe, Crato, Santana do Cariri, Barbalha, Caririaçu, Jardim, Missão Velha, Cariré, Coreaú, Forquilha, Graça, Hidrolândia, Ipú, Irauçaba, Massapê, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Acaraú, Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, Croatá, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Crateús, Independência, Ipueiras, Novo Orienta, Tamboril, Barroquinha, Camocim e Granja.

Como vemos na lista acima, o município de Cariré também foi contemplado com uma nova ambulância do Samu, a qual já foi entregue pelo governador Camilo Santana, ao prefeito Elmo Aguiar, que estava acompanhado da deputada estadual Augusta Brito e da secretária de Saúde de Cariré, Napoline Melo.

Como funciona o SAMU

De acordo com o Governo do Estado, o Samu funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Os grupos prestam o socorro em qualquer lugar, privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita feita através do 192.

#Saúde 02/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito Elmo Aguiar entrega ambulância para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Alto dos Honório, no município de Cariré O prefeito municipal de Cariré, Elmo Aguiar entregou na manhã da última terça-feira, 01 de outubro, à Unidade Básica de Saúde de Alto dos Honório, uma nova ambulância para melhoria do atendimento à população daquele populoso distrito. O veículo zero quilômetro (0km) é da marca Fiat, tipo Fiorino e será utilizado para remoção de pacientes assistidos pelo Programa Saúde da Família (PSF).

Na UBS de Alto dos Honório, o prefeito Elmo Aguiar, falando aos profissionais de saúde e autoridades presentes ao evento, destacou a importância da aquisição da ambulância para auxiliar a equipe de profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), o que virá propiciar um atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes, transportando-os para o Hospital Municipal de Cariré.

Segundo ainda declarações do prefeito Elmo Aguiar “a saúde sempre será uma marca do nosso trabalho à frente da gestão municipal. Investimentos como esse são imprescindíveis para garantir a assistência imediata em momentos de maior necessidade para a população”.

A entrega contou com as presenças da secretária de Saúde de Cariré, Napoline Melo, dos vereadores Nery Neto, líder da Bancada do Prefeito na Câmara Municipal, e Eduardo Durval de Brito, legítimo representante de Alto dos Honório no Poder Legislativo Carireense, além de profissionais de saúde lotados na UBS de Alto dos Honório e demais servidores.

#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Direção do Hospital Municipal de Cariré (HMC) promoveu com brilhantismo o encerramento do Agosto Dourado de 2019. A direção do Hospital Municipal de Cariré (HMC) promoveu no último dia 29 de agosto, na pessoa do seu diretor-administrativo e enfermeiro Aírton Ribeiro, a comemoração em alusão ao Agosto Dourado, quando foram realizadas palestras de incentivo ao aleitamento materno e os cuidados no Pré-Parto e Pós-Parto, as quais foram proferidas pelo enfermeiro Luiz Cláudio Ribeiro e enfermeira Jocielma Mesquita. As palestras tiveram como público alvo um grupo de gestantes da sede municipal e contou com presenças de vários profissionais da rede municipal de saúde.

No encontro foram enfatizados os cuidados com as gestantes e bebês, assim como o incentivo ao aleitamento materno, pois agosto é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

O ambiente do evento estava com uma belíssima decoração que foi organizada pelo próprio diretor administrativo Aírton Ribeiro, conforme vemos nas fotos acima.

Conforme declarações de Airton Ribeiro, "após as palestras, o grupo de gestantes se dirigiu ao Centro de Parto Humanizado do Hospital Municipal, onde lhes foram apresentadas as seguintes instalações: Sala de Exames, Pré-Parto, Sala de Parto e Alojamento Conjunto".

Segundo ainda afirmações do dinâmico diretor administrativo do Hospital Municipal de Cariré, Aírton Ribeiro, "o encerramento do Agosto Dourado foi coroado com brilhantismo e pleno êxito. Agradeço pelas presenças da secretária de Saúde de Cariré, Napoline Melo; da coordenadora de Atenção à Saúde, Angelina Mesquita; da psicóloga Flávia Melo, representando o NASF; dos gerentes e enfermeiros/as das Unidades Básicas de Saúde da Sede I e Sede II; das agentes comunitárias de saúde; dos colegas profissionais de saúde que atuam no Hospital Municipal, e às gestantes que abrilhantaram o evento, enfim, obrigado a todos/as"....
#Saúde 29/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Gestantes conhecem as novas instalações e funcionamento do Centro de Parto Humanizado do Hospital Municipal de Cariré-CE No último dia 29 de agosto foi realizado no Hospital Municipal de Cariré, às 8h, o evento em alusão ao Agosto Dourado, que teve como objetivo apresentar a um grupo de gestantes as novas instalações do Centro de Parto Humanizado e esclarecer dúvidas a cerca do trabalho de parto.
Vale salientar que antes de conhecer as instalações do Centro de Parto Humanizado, o grupo de gestantes recebeu orientações sobre os cuidados no Pré-Natal e na fase puerperal, incluindo os cuidados com amamentação.

Conforme dados estatísticos da Coordenação de Enfermagem, vem aumentando nos últimos meses, o número de partos realizados na Maternidade do Hospital Municipal de Cariré. Por sua vez, a direção clínica também tem incentivado aos profissionais a realização desses trabalhos, o que vem proporcionando maior conforto e comodidade às parturientes.

Por sinal, as ações implementadas para melhoria nos atendimentos realizados no Centro de Parto Humanizado do Hospital Municipal de Cariré está em consonância com a Lei Nº 16.837, sancionada pelo governador Camilo Santana, no dia 17 de janeiro de 2019.

Estiveram presentes ao evento, a secretária de Saúde de Cariré, Napoline Melo, a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Angelina Mesquita, profissionais do NASF, enfermeiros/as e gerentes das Unidades Básicas de Saúde da Sede I e Sede II, além de agentes comunitários de saúde.

Ao final da comemoração do Agosto Dourado, foram realizados sorteios de vários brindes que no momento foram entregues às gestantes sorteada
#Saúde 27/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cariré promoveu o encontro de ajuste dos trabalhos intersetoriais para melhoria dos atendimentos à população Nesta quinta-feira, 27 de junho, à tarde, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré promoveu um encontro entre equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para ajustar os trabalhos intersetoriais, com a finalidade de prestar um melhor e mais qualificado serviço de atendimento, cuidado especializado e continuado aos pacientes com todo e qualquer adoecimento psíquico, usuários dos serviços do SUS atendidos pela rede municipal de saúde.

Segundo declarações Flávia Melo, psicóloga do NASF, "o momento foi de grande valia para que os profissionais colocassem as potencialidades e fragilidades da rede, e juntos chegassem a um bem comum, assim como também, usaram o momento para atualizar e potencializar os conhecimentos".

Esteve também presentes ao encontro, prestando apoio técnico, a coordenadora de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde de Cariré, enfermeira Angelina Melo Mesquita


#Saúde 28/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cariré intensifica mutirão da limpeza contra o mosquito transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya Foi realizado nesta quinta-feira (28), pela manhã, mais um mutirão de limpeza e conscientização de combate ao Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e até febre amarela. Os bairros contemplados foram Japão, Tamarindo, Pedrinhas, Igrejinha e Caixa D'água. Na saída das equipes da saúde do Centro para os bairros visitados, foi realizado um 'buzinaço', chamando atenção da população para que todos despertassem para se engajar nessa luta que é de todos - o combate ao terrível mosquito aedes!.
Uma equipe composta por agentes de saúde, agentes de endemias e servidores da Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estiveram engajados na "operação limpeza", visitando as casas dos moradores dos bairros acima mencionados, distribuindo panfletos e orientando sobre a forma correta de combate ao mosquito.
Enquanto isso, uma outra equipe de garis da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento, com ajuda de um caminhão da prefeitura, estiveram recolhendo eletrodomésticos usados, eletrônicos, garrafas pets, plásticos, pneus, móveis velhos e vasilhames, dentre outros objetos que acumulam água e servem de criadouros para os ovos do mosquito.
Por sua vez, a atuante secretária da Saúde de Cariré, Napoline Melo declarou que "o mutirão de limpeza continuará sendo realizado em todos os bairros da cidade, pois esta ação é fundamental para acabar com os possíveis focos do mosquito. Mas, esta ação só trará resultados positivos se contarmos com a colaboração e a conscientização da nossa população".

#Saúde 13/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Realizada assembleia para eleição por voto secreto de novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cariré-CE. No último dia 13 de março, às 13h, no Centro do Idoso, aconteceu a assembleia para eleger profissionais de saúde, para compor o Conselho Municipal de Saúde (CMS). Na ocasião foram eleitos 02 profissionais de nível superior titulares com mais 02 suplentes; 02 trabalhadores de nível técnico, sendo 01 titular e mais 01 suplente, além de 02 profissionais de nível médio em diferentes horários.

Eis a relação dos profissionais eleitos por voto secreto:
1º Titular - Maria Luíza Sousa Brito (13 votos);
2º Titular - Elayne Cristina Mendes Martins Silva (11 votos);
1º Suplente - Shirley Bastos (10 votos)
2º Suplente - John Lennon (7 votos).

Vale salientar que esses membros recém-eleitos exercerão o mandato no período de março de 2019 a março de 2021.
#Saúde 08/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Conselhos Locais de Saúde de Cariré-CE realizaram na sede e localidades, as eleições para escolha de novos membros No corrente mês de março de 2019 foram realizadas eleições para escolha de novos membros para compor os Conselhos Locais de Saúde (CLS). Assim é que já realizaram as eleições para renovação de seus quadros, os CLS de Almas, Alto dos Honório, Alto Feliz, Arariús, Cacimbas, Jucá, Juré, Sede 1, Sede 2 e Tapuio. Os conselheiros recém-eleitos cumprirão o mandato de março de 2019 a março de 2021, portanto, num período de dois anos. Confira nas fotos acima, vários membros dos Conselhos Locais de Saúde (CLS) das comunidades acima mencionadas.

#Saúde 03/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Com tema 'Prevenir é Viver o Carnaval', a Secretaria da Saúde de Cariré-CE promove ação de prevenção e controle das DSTs A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré realizou o evento "Carnaval da Saúde" com o tema #Vamos Combinar:Prevenir é Viver o Carnaval e a participação dos blocos "Muleke Doido" e "Turma do Copo". As atividades aconteceram das 19h às 10h, em frente à Praça da Prefeitura, com a finalidade de promover a conscientização sobre a prevenção e controle das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), Aids e Sífilis, além de sensibilizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados e alertar para os riscos de aumento de casos destas doenças no período de carnaval.


Na ocasião foram distribuídos preservativos masculino e feminino acompanhados de gel, prestadas orientações de profissionais da Vigilância Epidemiológica e de enfermeiras das UBS’s da Sede, e também realizados os testes rápidos, método que permite que o paciente tenha um diagnóstico sobre HIV e Sífilis.

Aliás, no município de Cariré-CE, a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo atividades de prevenção durante todo o ano, além da disponibilização dos testes rápidos de diagnóstico em todas as unidades básicas de saúde. Quando confirmados, todos os casos diagnosticados são acompanhados e tratados na sua integralidade.
#Saúde 28/02/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria da Saúde de Cariré realizou audiência pública para apresentação do Relatório Quadrimestral de 2018. Na última quinta-feira, 28/02, às 13h, foi realizada no Plenário da Câmara Municipal, a audiência pública para apresentação do Relatório Quadrimestral 2018, com a presença de grande número de profissionais da saúde, gestores e demais assessores ligados à Secretaria de Saúde de Cariré-CE, que através de data-show estiveram ouvindo explanações à cerca da prestação de contas relativas ao 3º Quadrimestre de 2018.

A secretária municipal de Saúde, Napoline Melo iniciou a audiência pública, apresentando as boas-vindas a todos da plenária e, em seguida, fez uma breve apresentação dos coordenadores que atuam nos na rede pública municipal da saúde.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elisângela Mesquita apresentou as ações do CMS: reuniões, resoluções, reestruturação, dentre outros dados. Ela também apresentou o número de viagens realizadas no Setor de Transportes, no Quadrimestre 2018.
Em seguida, a coordenadora do Centro de Reabilitação, fisioterapeuta Jaquelma Ponte apresentou o total de especialidades dos atendimentos na área da Fisioterapia, no Quadrimestre 2018.
Já o coordenador da Vigilância à Saúde,, enfermeiro José Portela apresentou os dados referentes às atividades realizadas no Quadrimestre 2018, coadjuvado pelo agente de Endemias, Sr. Nonato Freitas, que por sua vez apresentou o relatório das atividades da Funasa, referente ao Quadrimestre 2018.

Por sua vez, o coordenador do Hospital Municipal de Cariré, enfermeiro Wesley Chaves apresentou toda a demanda dos atendimentos realizados no Quadrimestre 2018. Em aparte, a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Angelina Melo Mesquita questionou a respeito do encaminhamento de laudos que serão fornecidos pelo hospital com relação aos exames eletrocardiogramas.
Em seguida, a farmacêutica Cosma Pessoa Parente apresentou a dispensação dos medicamentos junto ao Central de Assistência Farmacêutica (CAF) e às unidades básicas da rede municipal de saúde.
A coordenadora de Avaliação, Controle e Auditoria, enfermeira Raila Aguiar Portela apresentou todas as consultas de exames marcados junto àquele Setor, além de falar sobre as especialidades que não estão sendo ofertadas por falta de profissionais médicos.

Já a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, enfermeira Francisca Ribeiro falou sobre o funcionamento do CAPS, além de apresentar à plenária as atividades e atendimentos realizados durante o Quadrimestre 2018.

Por sua vez, a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Angelina Melo Mesquita fez apresentação de toda a produção das unidades básicas de saúde referentes ao Quadrimestre 2018, e que no momento um total de 9 equipes estão prestando atendimentos nos Territórios do Programa Saúde da Família (PSF).

Convocado pela coordenação da audiência pública, contador Thiago Oliveira, do Setor de Finanças da Prefeitura Municipal de Cariré, apresentou todas as receitas e despesas relativas à área da saúde pública.
Finalizando a audiência pública, a secretária municipal da Saúde, Napoline Melo apresentou justificativas com relação às diárias dos motoristas que atuam na rede municipal de saúde e da necessidades financeiras que os mesmos passam quando realizam suas viagens fora do Município.

#Saúde 31/01/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cariré realiza mutirão e solicita a conscientização e apoio da população para combater o mosquito Aedes aegypti A Secretaria Municipal de Saúde de Cariré realizou o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti no Bairro do Paraíso na manhã do dia 31 de janeiro de 2019. A mobilização foi realizada com um buzinaço e visitas pelos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde e demais profissionais que compõem a Secretaria de Saúde de Cariré, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura.

Com essa mobilização foi realizada a estratégia de promoção da saúde e prevenção de doenças, com orientações para a população e eliminação de focos, a fim de impedir a proliferação do mosquito durante a quadra invernosa, descobrindo aonde o mosquito tem a maior chance de se proliferar e causar doenças na população, como Dengue, Zica Vírus e Chikungunya, podendo vir a causar até mesmo óbitos. Nós estamos em alerta e com mais vigor para combater este mosquito, que pode causar danos a todos nós carireenses.

Vale lembrar que o "Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Cariré, através dos Agentes de Endemias, vem de adotar a estratégia de colocação das ovitrampas, que são armadilhas colocadas em pontos estratégicos e ainda pouco conhecidas pela população, identificou a presença dos ovos do mosquito Aedes aegypti, que pode vir a se proliferar na cidade, podendo um único mosquito picar 20 pessoas ou mais, iniciando a transmissão das arboviroses pela fêmea, que precisa fazer a postura dos ovos, já que trata-se de um hematófago".

Segundo informações do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Cariré, "vale ressaltar que não temos os vírus das arboviroses Dengue, Zica e Chikungunya e, para a disseminação destas, o mosquito precisa se contaminar com alguém infectado".

A Secretaria de Saúde pede "a conscientização da população para ajudar a combater este mosquito transmissor de doenças, que pode vir a trazer transtornos, sequelas e até mesmo a morte de algum munícipe".
#Saúde 17/12/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria da Saúde de Cariré-CE promoveu a mobilização e mutirão contra o mosquito Aedes no bairro Campo de Aviação. O resultado das ovitrampas, que são armadilhas pouco conhecidas pela população, identificou que o mosquito Aedes aegypti está rondando no bairro Campo de Aviação, em Cariré-CE, uma vez que as ovitrampas foram colocadas em pontos estratégicos, a fim de identificar, pelos integrantes da Vigilância Sanitária, aonde o mosquito Aedes aegypti está proliferando.

Vale ressaltar que a ovitrampa é um método sensível, barato e que simula o ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti. Para preparar a armadilha, um vaso de planta preto é preenchido com água, que fica parada, e atrai o mosquito. Dentro do recipiente é colocada uma palheta de madeira onde os ovos do vetor ficam presos.

A mobilização foi realizada com um buzinaço e mutirão no Bairro do Campo de Aviação, pela equipe dos agentes de combate às endemias, agentes comunitários saúde e profissionais que compõem a saúde de Cariré, devido à infestação pelo mosquito Aedes aegypti. Com essa mobilização realizamos a estratégia de promoção da saúde e prevenção de doenças com orientação para a população e eliminação de focos, a fim de impedir a proliferação do mosquito durante a quadra invernosa, que se aproxima, descobrindo aonde o mosquito tem a maior chance de se proliferar e causar doenças na população, como Dengue, Zica e Chikungunya, podendo vir a causar óbitos nesta. Nós estamos em alerta e com mais vigor para combater este mosquito, que pode causar danos a todos nós carireenses.
#Saúde 06/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria Municipal da Saúde de Cariré promoveu com êxito, a Campanha de Prevenção Julho Amarelo de 2018. No município de Cariré, através da Secretaria da Saúde, foi realizado durante todo o mês de julho, a Campanha do “Julho Amarelo”, que combate e previne as Hepatites Virais. Todas as Unidades Básicas de Saúde foram abastecidas com a vacina para Hepatite B e Testes Rápidos de Hepatites B e C, HIV, e Sífilis para a efetivação da Campanha.

Que são Hepatites Virais e quais os motivos para realizar os teste
s?
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Possuem distribuição universal e observam-se diferenças regionais na ocorrência e magnitude destas em todo mundo variando de acordo com o agente etiológico.

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, sendo que muitos não sabem que têm estes vírus.

Saber que se tem a doença é o grande desafio, por isso houve a recomendação de realização dos testes para as hepatites B e C, com o objetivo de fazer o diagnóstico o mais precocemente.

#Saúde 18/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Profissionais da saúde, cuidadores e os usuários do CAPS I de Cariré-CE promovem ações no Dia da Luta Antimanicomial. Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, profissionais do Centro de Assistência Psicossocial - CAPS de Cariré, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveram na manhã desta sexta-feira (18), um passeio com os usuários e cuidadores. O espaço utilizado foi o 'Balneário Rio das Pedras', na localidade de Anil, município de Cariré. Na oportunidade, sob a orientação da educadora física Aline Viana, várias atividades corporais foram realizadas, incluindo alongamentos, ginástica e dança, além de muita descontração.

O dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, marca no Brasil o movimento por uma sociedade sem manicômios, além de questionamentos relacionados ao estigma e preconceito da sociedade em torno dos transtornos mental. Vale ressaltar que até o fim do mês de maio, a equipe multiprofissional do CAPS realizará mais ações, em especial abordagens do tema, durante as salas de espera, antes dos atendimentos, além de informações levadas através de programa de rádio comunitária, para a comunidade em geral.
#Saúde 13/04/2018 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Elmo Aguiar entrega novas ambulâncias para a melhoria do transporte sanitário da rede pública de saúde A Prefeitura Municipal de Cariré continua investindo alto no sistema público de saúde, assim é que vem de adquirir um total de 6 novas ambulâncias, que serão utilizadas na melhoria da frota de transporte sanitário, para servir toda a população. Na última sexta-feira (13/04), esses veículos-utilitários foram entregues pelo prefeito Elmo Aguiar, em solenidade realizada em frente à sede da Prefeitura Municipal, com presenças das autoridades constituídas. Logo em seguida, os novos veículos sanitários foram mostrados à população em carreata realizada pelas principais ruas da cidade.

Por sua vez, o prefeito Elmo Aguiar declarou às autoridades presentes à solenidade, que "a administração lutou muito pela aquisição de equipamentos para a saúde, principalmente essas ambulâncias e o transporte de pacientes, o chamado 'transporte sanitário' . A gente adquiriu na nossa administração 7 veículos, com importância fundamental para a saúde de nosso Município, que são: 3 ambulâncias da marca Chevrolet Montana, 1 Doblô para transporte de pacientes, 2 vans da marca Renault para ambulância, e 1 Van da marca Mercedes Sprint para transporte de pacientes até Fortaleza".
#Saúde 08/03/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Cariré sediou a 4ª Oficina Regional do QualificaAPSUS Ceará. Ontem, quinta-feira (08/03), nos horários da manhã e uma parte da tarde, foi realizada no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, a 4ª Oficina Regional do Projeto Qualifica APSUS Ceará - Polo 5. O evento contou com a participação de profissionais da Atenção Primária em Saúde dos municípios de Cariré, Reriutaba e Varjota. Vale ressaltar que o Projeto QualificaAPSUS Ceará foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado em janeiro de 2016, com o objetivo de subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção (RAS)

Por ocasião da abertura da programação do evento, às 8h30, a secretária da Saúde de Cariré, Dra.Letícia Reichel dos Santos, esteve apresentando as boas-vindas aos profissionais de saúde dos municípios participantes.

??Dra. Angelina Melo Mesquita, coordenadora da Atenção Básica à Saúde de Cariré também esteve participando das atividades.

Atividades Real
izadas
Dentre as atividades realizadas na 4ª Oficina Regional do Projeto QualificaAPSUS Ceará, destacaram-se: "A Dinâmica de Integração" (NASF de Cariré); "Relatos da atividade de dispersão da Oficina" (Município de Varjota); "Apresentação dos objetivos da Oficina (Município de Cariré); "O Modelo de Atenção da Pessoa Idosa (Município de Cariré); "Eventos Agudos na Atenção Primária (Município de Cariré); "Trabalho em grupo com plenário externo: O Acolhimento, a Classificação de Risco os Atendimentos aos Eventos Agudos" (Município de Reriutaba).

??Dra. Fátima Francelino esteve presente ao evento, representando a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde ( 11ª CRES
Sobral).

Objetivos
da Oficina
A realização da referida Oficina tem como objetivo melhorar e qualificar os rumos da atenção primaria dos mencionados municípios, com a capacitaçao e qualificação das equipes de saúde que atuam rede pública de atenção básica à saúde. Assim, cada município irá replicar o aprendizado para os profissionais que não puderam participar “in loco” do Qualifica APSUS, através das oficinas municipais. Ao final das oficinas, é feita a implantação de instrumentos de qualidade nas unidades de saúde.

#Saúde 02/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha Fevereiro Laranja. Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.
#Saúde 27/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Cariré: Campanha do Novembro Azul obteve êxito total, com ações de prevenção do câncer de próstata e outras doenças. A Secretaria de Saúde de Cariré em parceria com as Unidades Básicas de Saúde realizaram diversas atividades educativas durante o “Novembro Azul”, que é uma campanha de conscientização, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante a campanha, também são realizadas várias ações de prevenção de outras doenças.

No município de Cariré, nas unidades básicas do Programa Saúde da Família (PSF), foram realizadas várias atividades, incluindo a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, além de vacinação contra o tétano, palestras e oficinas, enfocando o câncer de próstata.
#Saúde 09/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE COMUNICADO SECRETARIA DE SÁUDE.
#Saúde 02/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura Municipal de Cariré e a Secretaria de Saúde promovem programação pelo Outubro Rosa 2017. A Prefeitura de Cariré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início às ações do Outubro Rosa. Durante todo o mês, que simboliza o combate e a prevenção ao câncer de mama, serão realizadas diversas atividades.
O setor de regulação conseguiu a liberação de cotas extras para exames de mamografia, a coordenadora Raila Aguiar e sua equipe decoraram o setor e em todas as consultas liberada durante o mês de outubro será anexado o laço rosa símbolo da campanha.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

#Saúde 11/09/2017 SECRETARIA DE SAÚDE CAPS de Cariré divulga a Campanha de Prevenção ao Suicídio do "Setembro Amarelo", com visitas às repartições públicas, Profissionais de saúde ligados ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Cariré realizaram na manhã desta segunda-feira (11/09), nas instituições públicas, a entrega de cartazes, laços e lembrancinhas, símbolos da Campanha de Prevenção ao Suicídio, com a finalidade de lembrar e estimular a divulgação da causa, vinculada ao dia 10 do mesmo mês, e no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância do combate às causas do suicídio e promover ações sociais.

Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela Campanha Setembro Amarelo.

As ações foram iniciadas pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) e trazidas ao Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), referência no atendimento e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O Setembro
Amarelo caminha junto com a campanha Janeiro Branco, que, em um mês em que as pessoas estão mais propensas a renovações, busca vivificar reflexões sobre saúde mental e valorização da vida.
#Saúde 30/08/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria Municipal da Saúde de Cariré-CE promoveu o evento "Agosto Dourado" com o tema:"Juntos Pela Amamentação". A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré promoveu na última quarta-feira (30/08), às 7 horas, ações práticas para comemorar o Agosto Dourado, que tem como tema "Juntos pela Amamentação", quando profissionais da referida Secretaria, em parceria com a equipe do NASF, realizaram palestras às mães que estão amamentando (puérperas) e, bem como, às gestante - mães que futuramente estarão amamentando.

Na ocasião, a educadora física Aline Viana ministrou aulas de alongamento para as gestantes e puérperas. Em seguida, enfermeiras e estagiários(as) debateram sobre os mitos e verdades sobre o aleitamento materno e explicaram sua importância. Por sua vez, a terapeuta ocupacional Jamile realizou um momento de relaxamento com as gestantes e puérperas.

Finalizamos o evento com sorteio de brindes doados pela secretaria municipal da Saúde de Cariré, Leticia Reichel dos Santos (na foto acima), estagiários(as) do INTA, além da entrega de lembrancinhas às mamães e puérperas.
Paralelamente, no mesmo dia (30/08), profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) realizaram palestras na Unidade Básica de Saúde Raimundo Bonfim de Oliveira, com o objetivo de incentivar as gestantes e puérperas, sobre a importância do aleitamento materno.

#Saúde 23/08/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Cariré sedia a Oficina do Projeto QualificaAPSUS Ceará, com a participação dos municípios de Cariré, Reriutaba e Varjota Na última quarta-feira (23/08), pela manhã, a cidade de Cariré sediou pela primeira vez a Oficina Regional do Projeto QualificaAPSUS Ceará, no Centro do Idoso, com a participação de profissionais dos municípios de Cariré, Reriutaba e Varjota, que se uniram para o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.
Representante da Coordenadoria Regional da Saúde de Sobral (11ª CRES) esteve realizando explanação sobre o Projeto QualificaAPSUS Ceará e orientando sobre as estratégias a serem implantadas junto às Secretarias da Saúde dos municípios de Cariré, Reriutaba e Varjota.
Uma das estratégias do Projeto QualificaAPSUS Ceará é o estabelecimento de padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária por meio da certificação das equipes com selos de qualidade. Na primeira etapa, será atribuído o Selo Bronze, que tem como foco a garantia da segurança do usuário e da equipe. Nas etapas subsequentes, serão atribuídos os Selos Prata e Ouro, relacionados ao gerenciamento dos processos e os resultados para a comunidade.

O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutores.
#Saúde 27/07/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Realizada a Conferência Municipal da Saúde de Cariré com o objetivo de organizar o Plano Municipal da Saúde 2018/2021. A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) promoveram na última quinta-feira (27/09), no horário da manhã e tarde, no auditório da EEEP Guiomar Belchior Aguiar, a Conferência Municipal da Saúde, abordando o tema "SUS Direito de Todos - Políticas de Saúde Pra Fazer Acontecer". A realização da conferência teve como objetivos ouvir e debater com os profissionais da saúde sobre a forma de construir uma planilha de investimentos e custeios necessários para melhorar as áreas físicas, compra de equipamentos e materiais necessários ao bom funcionamento das unidades básicas da sede, localidades e distritos, que servirão de subsídios para o planejamento do Plano Municipal de Saúde 2018/2021.

Antes de começar os trabalhos da conferência foi improvisado no pátio da Escola Estadual de Ensino Profissional Guiomar Belchior Aguiar, um stand para realização de exames de Hepatites B/C, fazendo parte da campanha de Prevenção e Controle das Hepatites Virais denominada de "Julho Amarelo". O prefeito Elmo Aguiar, acompanhado pela primeira dama Mirna Lima Aguiar, esteve alguns minutos no stand improvisado, ocasião em que fez os exames de prevenção para Hepatites B/C.

Estiveram presentes à grande conferência, profissionais de saúde de todos os Territórios do Programa Saúde da Família, além dos gerentes de cada unidade básica. Na ocasião foram apresentados à plenária a prestação de contas das ações e atendimentos em geral em todos os órgãos ligados à Secretaria Municipal da Saúde, os quais foram explanados por seus respectivos coordenadores.

Em seguida foram organizados os Grupos de Trabalhos para fazer as propostas em forma de planilhas sobre investimentos e custeios em cada unidade básica pertencente ao Território Programa Saúde da Família. Após concluídos os trabalhos, as propostas foram levadas à plenária da conferência.
#Saúde 24/07/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Obras são reiniciadas e Hospital Municipal de Cariré ganhará salas de Brinquedoteca, Fisioterapia, Raio X e Isolamento Com recursos financeiros oriundos da Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Ceará, foram reiniciadas a todo vapor as obras de ampliação do Hospital Municipal de Cariré, com a construção de uma Sala de Raio X, composta de áreas para câmara escura, revelação, raio X, WC, equipamentos afins, de acordo com padrões da Anvisa.

Mencionadas obras estavam paradas por vários meses, ainda no final da gestão do então prefeito Antônio Martins, no ano de 2016, por falta da liberação de verbas. E agora no corrente mês, com a liberação de verbas por parte da Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Ceará, todas as obras foram retomadas agora na administração do prefeito Elmo Aguiar.

#Saúde 12/06/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de saúde esteve presente no Lançamento das ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti. Equipe da saúde e vice prefeito Carlinhos Rufino, presentes no Lançamento das ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti a enfrentamento das arboviroses, promovido pelo Governo do Estado do Ceará.


Baixe agora o aplicativo e crie brigadas de combate ao mosquito transmissor. É fácil, rápido e gratuito.

http://aedesemfoco.lme.ufc.br/
#Saúde 02/06/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria da Saúde de Cariré promoveu com grande êxito, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de 2017. Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cariré, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), promoveu no dia de ontem, sexta-feira (02/06), no auditório da Escola Francisco Hermínio, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, tendo como tema "Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade", a qual teve como objetivo recuperar o processo de mobilização social que tem no centro a implementação da política nacional de atenção integral à saúde da mulher, o combate às desigualdades sociais, especialmente as de gênero, além de promover o empoderamento por parte das mulheres, no sentido de serem agentes de suas próprias mudanças tanto na questão social como na de gênero.

Estiveram compondo a mesa de honra do cerimonial, o prefeito municipal Elmo Aguiar, acompanhado da primeira dama Mirna Lima Aguiar; a coordenadora da 11ª CRES/Sobral, Mônica Sousa de Lima; Dra.Cybele, representante do COSEMS-CE; secretária da Saúde Cariré, Letícia Reichel dos Santos; Maria Lucy Ximenes e Meliane Frota Ferreira, vereadoras da Câmara Municipal de Cariré, além do líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Nery Neto; Shirley Bastos dos Santos e Ana Patrícia Ximenes, conferencistas do evento; coordenadora da 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher, Beatriz Rodrigues Farias; Elizângela Mesquita de Assis, presidenta do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cariré, de Suely Paiva Siqueira, representando as mulheres guerreiras de Cariré, dentre outras pessoas convidadas.

Estiveram realizando pronunciamentos, o prefeito municipal Elmo Aguiar; a coordenadora da 11ª CRES/Sobral, Mônica Lima; a secretária da Saúde de Cariré, Letícia dos Santos; a conferencista Ana Patrícia Ximenes, dentre outros convidados que tiveram a palavra facultada. Todos enalteceram a importância da realização da mencionada conferência que luta em prol dos direitos da saúde da mulher.
Após os pronunciamentos aconteceram as palestras centrais da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, abordando o tema: “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, as quais foram ministradas pela farmacêutica Ana Patrícia Ximenes e pela enfermeira Shirley Bastos dos Santos.

Encerradas as palestras centrais, foram formados os Trabalhos em Grupos, que abordaram o eixo principal: Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, além dos eixos temáticos:1)O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres. 2) O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres. 3) Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres. 4) Políticas públicas para as mulheres e a participação social.
Finalizando a grande e exitosa Conferência, houve a eleição por aclamação dos Delegados à Conferência Estadual da Saúde da Mulher, representando os Usuários do Sistema de Saúde, Trabalhadores da Saúde e do Governo Municipal.

www.carire.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 12:07:13