CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 12/01/2023 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) apresenta equipe que irá integrar a Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Cariré. A AMMACA atuará como órgão licenciador e fiscalizador.
#MeioAmbiente 08/11/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente, recebeu a visita da Sra. Samara Pereira, coordenadora regional do programa AJA.
#MeioAmbiente 07/06/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Semana do Meio Ambiente de Cariré, sob o tema: "Nascentes preservadas, águas garantidas".
#MeioAmbiente 30/03/2022 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente, juntamente com os Agentes Jovens Ambientais (AJA), realizou o encerramento da Festa Anual
#MeioAmbiente 01/10/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Cariré realiza o primeiro encontro presencial do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).
#MeioAmbiente 12/04/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SEMMA de Cariré acompanha a fiscalização do MDR realizada no açude Praça XI. O secretário do Meio Ambiente de Cariré (SEMMA), Roberto Kelson, representando o Prefeito Antônio Martins, acompanhou recentemente a fiscalização realizada no Açude Praça XI.
#MeioAmbiente 12/02/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Cariré e Groaíras tratam de projetos e programas para fortalecer as futuras ações na área ambiental. O Secretário do Meio Ambiente de Cariré, Roberto Kelson, recebeu sexta-feira (12/02), o Secretário de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Meio Ambiente de Groaíras, Ronaldo Bob.
#MeioAmbiente 27/01/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Catadores de Cariré já contam com associação e participam de reunião sobre Programa Auxílio-Catador do Governo do Ceará. O secretário municipal do Meio Ambiente, Roberto Kelson, representando o prefeito Antônio Martins, esteve recepcionando a técnica da Secretaria das Cidades do Ceará, Adryana Moraes
#MeioAmbiente 10/06/2020 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Mesmo em tempo de pandemia, equipe de garis trabalha com afinco na operação limpeza pública da cidade de Cariré-CE

Apesar da pandemia que também vem grassando neste Município, as Secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente da Prefeitura de Cariré não param suas atividades, pois continuam trabalhando em conjunto para manter a cidade limpa e bem cuidada. Assim é que uma equipe de garis continua diariamente em ação, mas, tendo os cuidados necessários com uso de para evitar a contaminação pelo Covid-19. Para tanto, os garis receberam recentemente um kit de EPIs.

"Essa operação limpeza é realizada constantemente, por determinação do prefeito Elmo Aguiar, nessa luta árdua dos nossos 'heróis da limpeza' (os garis). A turma é polivalente, trabalhando nas ações de roço, capina de terrenos baldios e em vias públicas, podagem de árvores. varrição e recolhimento dos resíduos para dar destinação final ambientalmente adequada", concluiu Adauto Araújo.

#MeioAmbiente 05/03/2020 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Meio Ambiente de Cariré apresenta novos projetos em Educação Ambiental.

A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com o Comdema e a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Ceará, promoveram no auditório da Escola Francisco Hermínio, pela manhã e tarde do dia 5 de março, a solenidade de apresentação dos projetos de Educação Ambiental a serem implantados no Município, quando alguns multiplicadores em educação ambiental que anteriormente haviam participado de uma capacitação, apresentaram através de slides a metodologia, ações e objetivos de seus projetos em Educação Ambiental.

Estiveram realizando pronunciamentos o secretário municipal do Meio Ambiente,Adauto Araújo, o subsecretário Kelson Ferreira e o técnico da Sema-CE, Genário Azevedo, que falaram sobre a importância da participação e apoio da população de Cariré para a implantação e sucesso dos projetos e ações a serem implementados em prol da Educação Ambiental e da Coleta Seletiva em nosso meio ambiente.

Ainda no horário da manhã, logo após apresentação dos projetos, foi a vez da entrega de certificados aos Multiplicadores em Educação Ambiental.

Já no horário da tarde foi realizada a palestra informativa enfocando a Coleta Seletiva/Compostagem, a qual foi ministrada por técnico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema-Ce), Professor Genário Azevedo, que contou com a presença de considerável número de alunos de escolas da sede: Marieta Cals, Cefisa Aguiar e EEEP Guiomar Belchior Aguiar.

#MeioAmbiente 03/12/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente de Cariré-CE promove a abertura do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental Nesta terça-feira (3/12), pela manhã, no auditório da Escola Francisco Hermínio, aconteceu a abertura do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental, que será realizado no período de 03 a 05 de dezembro, numa promoção da Prefeitura Municipal de Cariré / Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente e em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). O curso tem uma duração de 60 horas/aula. Público alvo: Estudantes universitários e do Ensino Médio, Professores, Ambientalistas, Lideranças Sindicais e comunitárias.

A programação de ontem, dia 3, cumpriu a seguinte pauta:
Manhã
8:00h - Inscrição e abertura do curso;
8h30 - Proposta do curso / "O Papel do Multiplicador";
9:00h - Educação Ambiental;
10h30 - Programa de Educação Ambiental - Ceará Consciente Por Natureza.
Tarde
13:00h - Dinâmica;
13h30 - Noções de Legislação - Código Florestal e Unidade de Conservação;
15h15 - Intervalo
15h30 - Noções de Licenciamento Ambiental.

#MeioAmbiente 28/06/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Encerrada a Semana do Meio Ambiente de Cariré, com palestra e entrega de placas e certificados aos parceiros e colaborad Sexta-feira, 28 de junho, às 9h, no auditório da Escola Francisco Hermínio, ficou encerrada a programação da Semana do Meio Ambiente 2019, quando aconteceu a palestra sobre a Política Regional de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, com Joselito Silveira, secretário-executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CGIRS).

Estiveram presentes ao evento, a secretária de Administração e Finanças, Bibi Aguiar; a controladora-geral do Município, Dra.Raquel Portela, e o secretário da Agricultura de Cariré, Romualdo Teles, os quais foram agraciados com placas e certificados.

Estiveram na coordenação dos trabalhos, o secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Araújo, o subsecretário Kelson Ferreira, e o assessor-técnico Ednaldo Fernandes.

Joselito Silveira, secretário-executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CGIRS).
Igreja de Deus do Brasil em Cariré-CE
Pastoral da Criança de Cariré-CE.

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).
Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maria José Rodrigues Ponte.
Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Guiomar Belchior Aguiar.


Editor/Redator do Blog Cariré em Revista, jornalista Vicente J.Rodrigues.


Ao final da palestra central aconteceu a entrega de placas e certificados aos parceiros e colaboradores da Semana do Meio Ambiente 2019. Confira nas fotos acima.

Vale ressaltar que a Semana do Meio Ambiente 2019 abordou o tema "Coleta Seletiva", e foi mais uma realização do Governo do Estado do Ceará,.através da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), da Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Contou ainda com as parcerias das Secretarias Municipais, Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Município, da EEEP Guiomar Belchior Aguiar e Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals.


#MeioAmbiente 25/06/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Cariré realiza abertura oficial da Semana do Meio Ambiente no Polo de Lazer do Açude Novo Teve início nesta segunda-feira, 24 de junho, a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente de Cariré 2019, que este ano tem como tema "Coleta seletiva, separe seu lixo e dê a cada resíduo sólido o destino certo". É mais uma realização da Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) e Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), tendo ainda como parceiros as Secretarias Municipais, Escolas de Educação Infantil e Fundamental do Município, Escola de Ensino Médio Marieta Cals e EEEP Guiomar Belchior Aguiar. A Semana do Meio Ambiente de Cariré será realizada no período de 24 a 28 de junho de 2019.

Na abertura da programação, aconteceu no Parque Ecológico Eriberto de Sá Ponte (Polo de Lazer), a palestra do secretário de Meio Ambiente de Cariré, Adauto Araújo, que falou sobre os objetivos da realização da Semana do Meio Ambiente 2019 e abordando o tema sobre Coleta Seletiva, dirigida a um grupo de alunos e professores de escolas da rede municipal e estadual de ensino, além da importância da preservação do meio ambiente e do plantio de árvores nativas.

Em seguida aconteceu o abraço simbólico no Polo de Lazer situado às margens do Açude Novo, com a participação de servidores da Secretaria do Meio Ambiente, do COMDEMA, professores e alunos de escolas da rede municipal e estadual de ensino.

Ao final da programação de ontem, 24, houve o plantio de mudas de árvores nativas em torno do Polo de Lazer, com a participação de alunos das escolas da rede municipal de ensino.

#MeioAmbiente 22/03/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Encerrada a programação da Festa Anual das Árvores 2019, com palestra e exposição das árvores nativas da região. Secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Araújo, fala durante o encerramento da programação da Festa Anual das Árvores e agradece a todos os que colaboraram para a realização da campanha em prol das árvores e do nosso meio ambiente.

Professor Benício Araújo falando sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para os seres humanos.

Sra.Epifânia Araújo Gomes, presidenta do Conselho em Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Cariré, também falou sobre a importância da preservação da água e os cuidados que devemos ter para a conservação do nosso meio ambiente.

Sexta-feira, dia 22 de março, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré-CE, promoveu o encerramento da Festa Anual das Árvores 2019, com a palestra ministrada pelo professor Benício Araújo, enfocando a importância das árvores para o meio ambiente e para os seres humanos.

Na ocasião, também esteve sendo realizada a exposição de fotos das ações realizadas durante a programação da Festa Anual das Árvores 2019, incluindo fotos das árvores mais antigas da sede municipal e de árvores nativas da nossa região. O público alvo foram os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dona Marieta Cals

#MeioAmbiente 21/03/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente de Cariré promoveu o plantio de mudas de plantas nativas na Escola Francisco Hermínio Ponte. Adauto Araújo, secretario do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré, fazendo plantio de uma muda de árvore e orientando os alunos da Escola Francisco Hermínio Ponte, no Bairro do Fórum.

Fazendo parte da programação da Festa Anual das Árvores 2019, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré promoveu na manhã de quinta-feira (21/03), o plantio de árvores nativas na Escola Francisco Hermínio Ponte, localizada no Bairro do Fórum, tendo como público alvo alunos e professores da mencionada escola de ensino infantil e fundamental. Vale ressaltar que o plantio das mudas foi realizado e orientado pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Adauto Araújo, que vem realizando um grande trabalho à frente da Secretaria de Meio Ambiente de Cariré-CE.

Declarou Adauto Araújo que "a realização do plantio das mudas aqui realizado na Escola Francisco Hermínio tem como objetivo incentivar os alunos e professores a adotar e preservar as espécies nativas de nossa flora regional".

#MeioAmbiente 20/03/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Técnico da SEMA-CE faz palestra sobre "compostagem", que é reaproveitamento do lixo orgânico para produção de adubo. Aconteceu às 13h30 do dia 20 de março, no auditório da EEEP Guiomar Belchior Aguiar, a palestra sobre "Compostagem - Transformando Resíduos Orgânicos em Adubo", a qual foi ministrada pelo técnico da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA-CE), Genário Azevedo. A palestra fez parte da programação alusiva à Festa Anual das Árvores 2019, a qual vem sendo realizada pela Secretaria do Meio Ambiente de Cariré em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, além do apoio de Secretarias Municipais envolvidas e Escolas da rede estadual e municipal.

O público alvo da palestra foram estudantes de nível médio, universitários, professores, lideranças dos trabalhadores rurais, Comdema de Cariré e técnicos das secretarias municipais. Estiveram à frente do evento a Secretaria do Meio Ambiente de Cariré em parceria com a SEMA-CE, Secretaria da Educação e escolas envolvidas.

O objetivo da realização da palestra foi "ensinar à população a técnica da compostagem para a produção de adubo, reaproveitando o lixo orgânico; apresentar e discutir a compostagem e sua relação com as árvores".
#MeioAmbiente 19/03/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Realizada abertura da Festa Anual das Árvores, com o tema "Compostagem, transformando resíduo orgânico em adubo". A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Ceará, promoveu no dia de ontem, segunda-feira, 19, às 9h30, a abertura da programação da Festa Anual das Árvores de 2019, no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, tendo como público alvo estudantes, professores, gestores municipais e comunidade em geral. O evento contou com as parcerias das Secretarias de Meio Ambiente, da Educação, de Transportes e escolas envolvidas.

A programação terá prosseguimento até o dia 22 de março. Este ano o tema da campanha é "Compostagem, transformando resíduo orgânico em adubo".
A campanha da Festa Anual das Árvores 2019 conta ainda com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cariré (Comdema), das Secretarias Municipais, Escolas Públicas Municipais, Centro de Educação Infantil Vilene Correia Portela, Escola de Ensino Médio Marieta Cals e da Escola Estadual de Ensino Profissional Guiomar Belchior Aguiar.

Por ocasião da abertura da programação, o secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Eleotério Araújo falou à plenária sobre "os objetivos da programação da Festa Anual das Árvores 2019, que é promover a importância da preservação das árvores, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza, como planar uma árvore ou revitalizar algum jardim que não esteja bem cuidado. Estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição, bem como conscientizar a população a destinar de modo ambiente correto os resíduos sólidos orgânicos gerados nas atividades relacionadas ao preparo dos alimentos, consumo de refeições, limpeza dos utensílios utilizados, varrição, capinas e podas diversas", enfatizou.

Já o subsecretário municipal do Meio Ambiente, Roberto Kelson Ferreira também falou sobre a "importância da compostagem, transformando resíduo orgânico em adubo, além da integração que deve existir entre alunos, professores, núcleos gestores e servidores das escolas públicas e particulares a participarem de forma efetiva na execução de atividades/ações práticas relacionadas à temática Festa Anual das Árvores e Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no município de Cariré-CE".
#MeioAmbiente 14/02/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria das Cidades do Ceará está construindo a Central Municipal de Reciclagem. A Prefeitura Municipal de Cariré na atual gestão do prefeito Elmo Aguiar vem envidando todos esforços possíveis no sentido de solucionar um grave problema da maioria dos municípios do Ceará e do Brasil, que são os chamados "lixões". Mas, esse problema está prestes a ser solucionado, prova disso é que já foi construído uma Estação de Transbordo de Resíduos (ETR), localizada na BR 253, que faz parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS).

Mas, para promover a destinação adequada aos resíduos com potencial de reciclagem e/ou reutilização, através do pré-beneficiamento e comercialização dos mesmos, também surgiu a necessidade da construção de uma Central Municipal de Reciclagem (CMR), que por sua vez também faz parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. E no inicio de 2019 a CRM - Tipo 3 começou a ser construída pela Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará. A obra ficará localizada à Rua Izaías Machado Portela, atrás do prédio do INSS e ao lado direito da 'Areninha'. O terreno foi doado pela Prefeitura de Cariré ao Governo do Estado para a execução da importante obra.

Entenda o que é uma CRM
As Centrais Municipais de Reciclagem são estruturas que oferecem à população serviço gratuito de recebimento e segregação de resíduos com potencial de reciclagem, como papel, plástico, vidro, metal e também óleo de cozinha usado. Nas CMRs os materiais são preparados para as indústrias recicladoras que realizarão o beneficiamento e a reinserção desses produtos na cadeia produtiva. As obras também incluem os serviços de edificações, drenagens, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, terraplenagens e pavimentações.
#MeioAmbiente 27/11/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE 1ª Audiência Pública do PMSB de Cariré realiza debates sobre problemas da água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Terça-feira (27/11), pela manhã, foi realizada no auditório da EEEP Guiomar Belchior Aguiar, a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Cariré, com objetivos de apresentar e discutir o Diagnóstico Técnico e realizar a Leitura Comunitária sobre a realidade do Saneamento Básico no Município, que constituirão a base do mencionado plano que engloba os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo dos resíduos sólidos. A audiência realizada em Cariré fez parte da 1ª rodada de Audiências Públicas sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico Vale do Acaraú, as quais têm como finalidade verificar a percepção, sugestões e críticas da sociedade civil sobre o trabalho. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Cidades do Governo do Ceará, através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais - Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariré.

Na abertura dos trabalhos, o secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Araújo (na foto), que esteve à frente da coordenação da audiência pública, apresentou as boas-vindas e agradeceu a todos os que estavam presentes à plenária do evento.
Vindos de Fortaleza estiveram presentes à 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Cariré, os representantes da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará, da Cagece, da MLaydener Projeto e Consultoria em Saneamento, do Sisar e da Cogerh-CE.

??De Cariré estiveram presentes a representante do Gabinete da Prefeitura Municipal, ouvidora Regina Farias Oliveira; os secretários municipais Adauto Araújo (Meio Ambiente), Romualdo Teles (Agricultura) e Marcelo Alves (Cultura); os vereadores Eduardo Miranda, Henrique Chaves, Meliane Frota, Eduardo Brito e Lucy Ximenes, representando a Câmara Municipal de Cariré; Epifânia Araújo Gomes, presidente do Comdema de Cariré, além de representantes de diversos órgãos públicos e de associações comunitárias do nosso Município.
Por sua vez, o prefeito municipal de Cariré, Elmo Aguiar esteve participando ativamente da 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e falou sobre a problemática do esgotamento sanitário e saneamento básico em seu Município e a incessante luta para enfrentar vários entraves burocráticos, com vistas à solução de vários problemas que já se arrastam por vários anos. Disse ainda Elmo Aguiar que com a criação da Região Metropolitana de Sobral (RMS), tem esperanças e acredita que benefícios poderão vir para o município de Cariré, que faz parte do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMS.
#MeioAmbiente 08/11/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Realizada em Cariré a 3ª Oficina Participativa do PDUI/RMS Quinta-feira (08/11), aqui na cidade de Cariré, pela manhã, tendo local o auditório da EEEP Guiomar Belchior Aguiar, foi realizada a 3ª Oficina Participativa do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sobral (RMS), com a finalidade de estabelecer as diretrizes das Sub-Regiões Sul e Sudeste, da qual fazem parte os municípios de Cariré, Groaíras, Varjota, Reriutaba, Pires Ferreira, Mucambo, Pacujá e Graça. A nota destoante e negativa da Oficina é que apenas três municípios mandaram representantes: Cariré, Mucambo e Reriutaba. São Agentes Participantes do PDUI/RMS, o Governo do Estado do Ceará via Secretaria das Cidades, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Consórcio Planmetro e Prefeituras Municipais.

Estiveram presentes à 3ª Oficina Participativa os representantes da Secretaria das Cidades do Governo do Estado Ceará, Rômulo Cabral e Carla Janaína, além dos representantes do Consórcio Planmetro, Pedro Henrique Silva e Leonardo Beda Lotti.



Segundo entrevista que mantivemos com Pedro Silva, representante do Consórcio Planmetro, "a gente está desenvolvendo aqui na Região Metropolitana de Sobral, o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado dessa região, e estamos aqui para a 3ª Rodada de Audiência, que é para apresentar o Anteprojeto de Lei que institui o Plano e para mostrar o acompanhamento dos projetos e ações que estão especificados para a região".

Por sua vez, Leonardo Lotti, também representante do Consórcio Planmetro, declarou que "hoje apresentamos aqui o Anteprojeto de Lei que institui o Plano e apresentamos também sistema de governança da Região Metropolitana de Sobral, cujo objetivo de curto prazo é a instituição da região metropolitana".

Estiveram na Coordenação Local da 3ª Oficina Participativa do PDUI/RMS, o secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Eleotério Araújo, o sub-secretário Roberto Kelson Ferreira e Ednaldo Martins Fernandes.


#MeioAmbiente 30/10/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SEMMA de Cariré promoveu a reunião de fortalecimento das ações de Coleta Seletiva nas Secretarias/Órgãos Municipais A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), promoveu na última terça-feira (30/10), reunião de fortalecimento das ações do município no Programa de Coleta Seletiva junto às Secretarias/Órgãos Municipais, fomentando assim a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Araujo, apresentando as boas-vindas aos participantes, falou da importância do empenho de todos os servidores na implementação das ações da A3P dentro do ambiente de trabalho e apresentou aos demais ali presentes, os membros do Comitê Gestor da A3P de Cariré e explicou o papel de cada membro do mencionado comitê na explanação das ações implantadas, bem como na fiscalização do cumprimento destas ações dentro de seu órgão e/ou secretaria.

Secretário Adauto Araújo explanou ainda que as repartições da gestão municipal irão separar os seus resíduos em dois recipientes: lixo seco (recicláveis) e lixo úmido (dejetos) e falou que os resíduos recicláveis serão coletados junto às repartições nas terças-feiras e quintas-feiras.

Na ocasião foi apresentado o Sr. Aprígio Marques, reciclador profissional com larga experiência, o qual vai estar coletando os resíduos recicláveis nas repartições da administração pública municipal, sendo foi enfatizado que o mesmo se encontra cadastrado junto à SEMMA e estará realizando este trabalho de recolhimento voluntariamente, enquanto os resíduos úmidos, estes serão coletados pelos caminhões da Prefeitura Municipal de Cariré nos dias normais da coleta do lixo comum (segundas, quartas e sextas-feiras).

MEMBROS DA COMISSÃO GESTORA DA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - A3P

Secretaria de Planej. Gestão e Finanças e do Gabinete do Prefeito
- Regina Lúcia Farias Oliveira - Titular
- Adrinni Rildison Freitas Ferreira - Suplente
Secretaria do Meio Ambiente
- Adauto Eleotério Araújo - Titular
- Roberto Kelson Ferreira - Suplente
Secretaria da Educação
- Tébia Larisse Ferreira - Titular
- Sandra Alcântara Aguiar - Suplente
Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento
- Raimundo Clemilson Penha Azevedo - Titular
- Renato Oliveira Brandão - Suplente
Secretaria da Saúde:
- Diógenes Gomes Divino - Titular
- José Portela Machado Filho - Suplente
Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária
- Lucinez Teles Araújo Azevedo - Titular
- Isa Aparecida de Brito Viana - Suplente
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
- Antônio Flávio Braga Martins - Titular
- Irany Alves da Silva Souza - Suplente
Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude
- Maria César Martins Silva - Titular
- Jaqueline Dias Martins - Suplente
Secretaria de Transportes
- Antônio Marcelo Paulo Carvalho - Titular
- Vicente Willian Chaves - Suplente
Ematerce - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará
- Carlito Donato Mesquita - Titular
- Francisco Emanuel Lacerda Leite - Suplente
Câmara Municipal de Cariré
- Edson Bezerra Silveira - Titular
- Antônio Eduardo Rodrigues Miranda - Suplente.
#MeioAmbiente 18/10/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Cariré sediou a 2ª Oficina Participativa do PDUI/RMS, com os representantes dos municípios de Groaíras, Varjota e Cariré Aconteceu na última quinta-feira (18/10) no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, a 2ª Oficina Participativa do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sobral (RMS). Estiveram presentes o Prefeito Elmo Aguiar, acompanhado da Primeira-dama Mirna Aguiar; os vereadores Nery Neto e Eduardo Brito, representando o Legislativo Carireense, além de secretários municipais, profissionais da educação, saúde, lideranças comunitárias, dentre outros.

Também estiveram presentes no evento o representante da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, Sr. Rômulo Cabral; o Prefeito de Groaíras, Ueliton Vasconcelos, acompanhado de alguns gestores municipais daquela cidade, e o Sr. Sidney, representando a Prefeitura de Varjota.

Na ocasião foram apresentadas propostas de curto e médio prazo para implementação das políticas, programas, projetos e ações relacionados à Funções Públicas de Interesse Comum (FPIC), cuja realização de atividade ou serviço, demandará de uma gestão compartilhada entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Sobral (RMS).

As explanações dos trabalhos foram executadas pelos mediadores Ricardo Mendanha e Fernanda Lima, do Consórcio Planmetro, que está assessorando a Secretaria das Cidades na elaboração doPDUI.

Os eixos em destaques foram:
· Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento;
· Desenvolvimento Econômico e Sociocultural;
· Uso/Ocupação do Solo e Habitação;
· Mobilidade

Este Plano de Ação é estruturado em três blocos de propostas, a saber:
· Propostas relacionadas às funções públicas de interesse comum: políticas, programas, projetos e ações;
· Propostas relacionadas ao território: Macrozoneamento Metropolitano e reestruturação territorial da RMS;
· Propostas relacionadas à gestão: sistema de gestão e planejamento metropolitano.

A Região Metropolitana de Sobral é composta por 18 (dezoito) municípios que foram divididos em Sub-Regiões. Cariré, juntamente com Groaíras, Varjota, Reriutaba e Pires Ferreira, constituem a Sub-Região Sul.

O Plano de Ação da Sub-Região Sul contemplará os setores de Agropecuária, Turismo, Logística, Extração Mineral, Extração Vegetal e Comércio/Serviços.

#MeioAmbiente 25/07/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Cariré elabora propostas para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sobral-CE. Com objetivo de realizar um diagnóstico e a elaboração de propostas para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sobral (PDUI-RMS), a Secretaria de Cidades do Ceará, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariré, promoveu nesta quarta-feira (25), a primeira oficina participativa no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, às 8h30.

Realizaram explanações à plenária sobre o PDUI/RMS, os consultores Ricardo e Leonardo, pertencentes à Planmetro, que é a Assessoria Técnica que está elaborando o mencionado Plano.

Da esquerda à direita: Ricardo (Consultor da Planmetro), Janaína Pinheiro (Secretaria das Cidades-CE), Adauto Araújo (Secretário do Meio Ambiente de Cariré), Vereador Eduardo Miranda (Câmara Municipal de Cariré), Leonardo (Consultor da Planmetro), Ednaldo Martins (coordenador da Célula Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Carir
é).

O encontro objetivou ainda dar início à participação social na construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), por meio dessa oficina presencial e da plataforma digital. Assim, os cidadãos poderão contribuir na reflexão sobre os problemas e soluções para a Região Metropolitana de Sobral.

Após a oficina, as considerações e sugestões discutidas no encontro serão tabuladas e integradas ao diagnóstico técnico, assim como as propostas, respaldando o processo de elaboração das diretrizes e ações prioritárias. As propostas também serão enviadas a uma comissão da Assembleia Legislativa do Ceará.
Estiveram na coordenação da 1ª Oficina Participativa do PDUI/RMS, o secretário do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré, Adauto Araújo, e o subsecretário Roberto Kelson, além do técnico Ednaldo Martins, coordenador da Célula Amb
iental.



#MeioAmbiente 15/06/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente de Cariré-CE entrega certificados aos parceiros da Semana do Meio Ambiente 2018 Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15/06), na quadra coberta da Escola Marieta Cals, a solenidade de encerramento da Semana do Meio Ambiente de Cariré-CE, com entrega de certificados de participação à Escola Estadual de Ensino Médio Dona Marieta Cals, Escola Estadual de Ensino Profissional Guiomar Belchior Aguiar, Escola Cefisa Aguiar-sede, Escola Tenente Avelino Gomes-Anil, Coronel João Fernandes-Juré, Escola Adauta Mocinha-Tapuio, Secretarias da Educação, Secretaria da Saúde e núcleos gestores de escolas da rede municipal de ensino.
Teve inicio com a composição da mesa, e entoação do hino do município, introdução com a fala de Benício Araujo. Em seguida, houve a fala do secretario do Meio-Ambiente de Cariré, Adauto Araújo, do vereador e líder do prefeito Nery Neto. Após as falas das autoridades, houve uma apresentação musical e, em seguida, a fala do aluno Gustavo, e das alunas Laíssa e Taiane do Projeto Rio que Pulsa em Nós.
Após a palestra, aconteceu a entrega de certificados aos parceiros da Semana do Meio-Ambiente 2018, e em seguida os agradecimentos da diretora da Escola Marieta Cal's , Livramento Dias.
A Semana do Meio Ambiente contou com a parceria da Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria dos Transportes, Secretaria da Agricultura, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Cariré-CE e o total apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará. A realização da Semana do Meio Ambiente 2018 em Cariré-CE teve como tema:"Separando resíduos, preservando o ambiente", com objetivos de sensibilizar a comunidade em geral da necessidade da coleta seletiva e da reciclagem do lixo, bem como na preservação do patrimônio natural do Município de Cariré-CE.

#MeioAmbiente 05/06/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Representação da Secretaria do Meio Ambiente de Cariré-CE visita a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Sobral. Uma representação da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré, na pessoa do secretário Adauto Araujo e demais técnicos, esteve nesta terça-feira (5/06), realizando uma visita à Central de Tratamento de Resíduos (CTR), na cidade de Sobral, pertencente à Região Metropolitana de Sobral (RMS). Estiveram também acompanhando a comitiva, vários alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Marieta Cals, EEEP Guiomar Belchior Aguiar, Escola Municipal Cefisa Aguiar, além de agentes de endemias.

Por ocasião da visita à CTR de Sobral foram explanados os procedimentos sobre o funcionamento da referida Central, sendo ainda esclarecidas as dúvidas dos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Cariré e visitantes ali presentes.
#MeioAmbiente 16/04/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Cariré realizou a II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 2018, além de 12 pré-conferências escolares Na última segunda-feira (16/04), aconteceu no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, a II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 2018, com objetivos de mobilizar estudantes, adolescentes e jovens, visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.

Vale salientar que antes da II Conferência Municipal, já haviam sido realizadas 12 pré-conferências nas escolas, com total apoio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Cariré e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

Estiveram presentes à II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, os alunos, professores, diretores/coordenadores de escolas, representantes de órgãos ligados ao meio ambiente, além de autoridades constituídas do Município. A Conferência foi coordenada pelo assessor técnico da Secretaria da Educação, Francisco Douglas Farias.

#MeioAmbiente 05/04/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Realizada a cerimônia de entrega de certificados aos parceiros da 'Festa Anual das Árvores 2018' do Município de Cariré. Quinta-feira (5/04), no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, às 14h30, aconteceu a cerimônia de encerramento da Festa Anual das Árvores 2018, que prestou homenagem à carnaúba (Copernicia prunifera), árvore-simbolo do Estado do Ceará. O evento foi promovido pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré, com apoio total da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Semace) do Governo do Estado do Ceará, e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

??A solenidade contou com as presenças de alunos, professores e diretores da Escola de Ensino Fundamental Cefisa Aguiar, pertencente à rede municipal, da Escola de Ensino Médio Marieta Cals, da rede estadual, e da Escola de Ensino Profissional Guiomar Belchior Aguiar, da rede estadual, parceiros envolvidos na realização de toda a programação da Festa Anual das Árvores 2018.

Na ocasião, o secretário municipal do Meio Ambiente, Adauto Araújo, e o subsecretário Kelson Ferreira, fizeram explanações sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de enfocar a importância da carnaúba para a economia regional e apresentaram alguns produtos que são oriundos da palha e da cera da carnaúba.

Alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Marieta Cals fizeram apresentação de um vídeo sobre a importância da carnaubeira para a economia e ecossistema da nossa região do semiárido.
Após o encerramento da solenidade, aconteceu a entrega de certificados de participação às escolas acima mencionadas e aos amigos parceiros do meio ambiente.

#MeioAmbiente 21/03/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente de Cariré promoveu o passeio ecológico à Fazenda Retiro, com alunos de escolas públicas. Fazendo parte da programação da 'Festa Anual das Árvores', na última quarta-feira (21/03), aconteceu pela manhã, o passeio ecológico à Fazenda Retiro, que pertence ao Município de Cariré-CE, a qual está localizada às margens do Rio Acaraú. O objetivo da realização do referido passeio foi para conhecer a mata ciliar e sua biodiversidade, bem como o carnaubal lá existente, quando houve explanações sobre a importância da carnaúba (árvore símbolo do Ceará), para o meio ambiente e a economia regional.

Participaram do passeio ecológico, alunos e professores da Escola de Ensino Fundamental Cefisa Aguiar - pertencente à rede municipal de ensino; Escola de Ensino Médio Marieta Cals e Escola Profissional Guiomar Belchior Aguiar - estas duas últimas pertencentes à rede estadual).

Estiveram realizando palestras aos grupos de estudantes das mencionadas escolas, o secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Araújo, e a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Epifânia Araújo Gomes, os quais fizeram explanações sobre a importância da preservação do meio ambiente, incluindo as espécies de plantas e árvores nativas, dos mananciais de água e das matas ciliares de nossos rios.

Após o passeio ecológico, as equipes de alunos e professores das escolas se deslocaram até a sede do distrito de Tapuio, para conhecer o funcionamento de uma fábrica de confecção de sacolas, onde são utilizados produtos a base de plásticos, que são descartados no meio ambiente. Utilizando esses produtos descartados, essa fábrica vem contribuindo para a preservação do meio ambiente.
#MeioAmbiente 20/03/2018 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cariré promoveu a abertura oficial da programação da 'Festa Anual das Árvores'. Na última terça-feira (20/03), pela manhã, aconteceu no calçadão do mercado central de Cariré, a abertura oficial da programação da Festa Anual das Árvores, que neste ano de 2018 tem como tema 'Adote uma Árvore' e presta homenagem à carnaúba (Copernicia prunifera), árvore-simbolo do Estado do Ceará. É mais uma realização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré e da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará, e conta com apoio das Secretarias Municipais, Escolas Públicas Municipais e da Escola Estadual de Ensino Médio Marieta Cals e da Escola Estadual Profissional Guiomar Belchior Aguiar.

O objetivo geral da realização da Festa Anual das Árvores 2018 é "sensibilizar e transmitir aos cidadãos, conhecimentos e práticas sobre a preservação e conservação das matas ciliares e florestas, bem como a importância das árvores para o equilíbrio do planeta, despertando assim no cidadã, uma consciência em favor do meio ambiente de uma forma simples, mas que proporcionará inúmeros benefícios".

Na abertura da programação, estiveram fazendo pronunciamentos, o secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Araújo, e o subsecretário de Meio Ambiente, Kelson Ferreira, além do vereador Nery Neto, líder da bancada da situação, que na ocasião esteve representando o prefeito Elmo Aguiar.

Estiveram presentes à abertura da programação da Festa Anual das Árvores 2018, vários secretários municipais, assessores diretos e indiretos o Governo Municipal de Cariré, alunos e professores das escolas públicas municipais e estaduais que prestam apoio ao evento, além de várias pessoas da comunidade em geral.
#MeioAmbiente 30/11/2017 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Realizada a Oficina de Capacitação da Comissão Gestora do Programa A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. Aconteceu na manhã da última quinta-feira (30/11), no andar superior do Mercado Público de Cariré, aOficina de Capacitação da Comissão Gestora do Programa A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. Esta é a primeira etapa do processo da Coleta Seletiva que está sendo implantada no município de Cariré.

Abrindo os trabalhos, o Secretário do Meio Ambiente do Município, Adauto Araújo, falou da importância da implantação da A3P. “O momento em que vivemos é de correção de hábitos de desperdício. Temos que motivar os servidores públicos para estarem abertos a mudanças nos procedimentos administrativos, pois agora é uma necessidade. E para que isso aconteça, requer a participação de profissionais de todas as áreas, independentemente de cargo ou grau de responsabilidade. O Programa A3P, está voltado para as novas metas de gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), conforme estabelece a Lei Federal nº 12.305/2010. E neste contexto, Cariré não nos decepciona e demonstra mais uma vez a sua vontade de fazer parte deste movimento pela proteção do nosso meio ambiente”, enfatizou Adauto Araújo. Falou também do Plano Municipal de Coleta Seletiva que está sendo implantado em Cariré, onde contemplará além da sede municipal, todos os distritos e povoados do município.
Falou que a Estação de Transbordo de Resíduos (ETR), no qual o município de Cariré foi contemplado, já está em obras, está localizada na Rodovia CE - 253, que liga Cariré a Arariús. Disse ainda que o município também receberá uma Central Municipal de Resíduos (CMR), onde será recebido todo o material que é reciclável. Tanto a ETR, como a CMR, são equipamentos financiados pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), quem tem aporte do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades e Secretaria do Meio Ambiente e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Consórcio tem a participação de 17 municípios.

A Comissão será responsável pelo Programa A3P, trabalho que envolve a participação de servidores das diversas secretarias do município, cujo objetivo é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental no âmbito do Município de Cariré. Entre os princípios defendidos pelo Programa, estão o combate a todas as formas de desperdício de recursos naturais; gestão adequada de todos resíduos gerados; inclusão de critérios socioambientais nos investimentos, compras e contratações de serviços dos órgãos governamentais; sensibilização dos servidores públicos em relação aos aspectos ambientais e de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.

“Será elaborado um diagnóstico da situação de cada órgão e/ou departamento da prefeitura, onde iremos identificar os pontos críticos, avaliando os impactos e desperdícios cometidos. Uma das metas do Programa A3P, por exemplo, é que cada servidor tenha seu copo ou caneca de água, gerando economia para o município, mas, principalmente, preservando o meio ambiente, que deixará de receber toneladas de lixo, este é um exemplo do que estamos planejando em várias ações na Prefeitura de Cariré”, destacou o Secretário-Adjunto do Meio Ambiente, Roberto Kelson.

A implantação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Município, bem como todo o processo de implantação da Coleta Seletiva, que atingirá a médio prazo todo o município. “Uma das ações a ser implantada é a coleta seletiva dos resíduos gerados pelas Secretarias. Estes resíduos após serem separados para reciclagem irão ser coletados por um catador, devidamente cadastrado junto a Secretaria Municipal Meio Ambiente do Município. Uma outra ação será a substituição dos copos descartáveis e a reutilização de papel reciclado nas impressoras”, enfatizou Roberto Kelson”.

O trabalho de sensibilização é feito por meio de reuniões e palestras com os gerentes, diretores e coordenadores de cada órgão, com o intuito de estimular os servidores a conhecer e a aderirem ao projeto. “Nas várias reuniões que já fizemos, com os Gerentes da Unidades Básica de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e com vários segmentos da sociedade civil, é bastante gratificante ver estas pessoas engajadas em fazer sua parte. O importante é que cada um exerça seu papel de cidadão, buscando melhorar sua própria qualidade de vida e consequentemente ajudar na sustentabilidade do planeta”, disse Roberto Kelson.
#MeioAmbiente 07/11/2017 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SMMA de Cariré promoveu a segunda reunião para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental em resíduos sólidos. Aconteceu recentemente na cidade de Cariré-CE, a segunda reunião do grupo de trabalho para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental com foco em resíduos sólidos.

Na ocasião, o técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cariré, Roberto Kelson Ferreira, fez explanações sobre os objetivos, planos e metas para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, além da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que está sendo implantada no município de Cariré-CE.
#MeioAmbiente 11/07/2017 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente promove o cadastramento dos catadores de lixo, em atendimento à Lei dos Resíduos Sólidos Em parceria com a Secretaria das Cidades do Governo do Ceará, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré está realizando o cadastramento dos catadores de resíduos sólidos dos lixões e das ruas da cidade, em atendimento à Lei dos Resíduos Sólidos que regulamenta alternativas para o alcance de um desenvolvimento sustentável, utilizando-se de instrumentos como Coleta Seletiva, Controle e Participação Social, Logística Reversa e Acordos Setoriais.

O secretário do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré, Adauto Eleotério Araújo, afirmou que "é bastante relevante trabalharmos uma nova cultura para a gestão dos resíduos sólidos, graças ao incentivo que estamos recebendo por parte do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades.

#MeioAmbiente 07/07/2017 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Coordenadora do Núcleo de Operações da Cogerh realiza a palestra informativa aos irrigantes do município de Cariré-CE Nesta sexta-feira, dia 07/07, pela manhã, aconteceu na sede da STDS de Cariré-CE, a reunião informativa da equipe da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dirigida aos irrigantes do município, com a palestra ministrada por Patrícia Vasconcelos, coordenadora do Núcleo de Operações. Ela veio a Cariré para falar sobre a perenização do Rio Acaraú, através dos açudes Araras e Edson Queiroz, e prestar maiores esclarecimentos sobre o trabalho da Cogerh, além dos instrumentos de gestão, outorga, fiscalização e a importância do uso racional da água. A equipe da Cogerh estava composta por: Patrícia Vasconcelos (coordenadora do Núcleo de Operação), Adriana Gondim (analista de Gestão) e Glaucilene Silva (estagiária).
#MeioAmbiente 16/06/2017 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente de Cariré-CE entrega troféus e certificados aos parceiros da Semana do Meio Ambiente 2017. Aconteceu na manhã da última sexta-feira (16/06), na quadra coberta da Escola Marieta Cals, a solenidade de encerramento da Semana do Meio Ambiente de Cariré-CE, com entrega de certificados e troféus de participação à Escola Estadual de Ensino Médio Dona Marieta Cals, Escola Estadual de Ensino Profissional Guiomar Belchior Aguiar, Secretarias da Educação e da Saúde e núcleos gestores de escolas da rede municipal de ensino.

??Adauto Elotério Araújo, secretário do Meio Ambiente de Cariré-CE fez um pronunciamento, para agradecer a todos os parceiros que colaboraram com a realização da Semana do Meio Ambiente 201
7.

A Semana do Meio Ambi
ente contou com a parceria do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Cariré-CE e o total apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará. A realização da Semana do Meio Ambiente 2017 em Cariré-CE teve como tema central "Educação Ambiental - Coleta Seletiva", com o objetivo despertar na comunidade uma nova consciência sobre como o ser humano se sente fazendo parte da natureza e o que vem fazendo ou pode fazer para a preservação, conservação, harmonia e bem estar de todos os seres vivos existentes no meio ambiente.

#MeioAmbiente 08/06/2017 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Semana Municipal do Meio Ambiente de Cariré: Palestra sobre "Saneamento Ambiental e doenças relacionadas com o lixo". Fazendo parte da vasta programação que foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré-CE, aconteceu na última quinta-feira (08/06), pela manhã, no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, a palestra sobre "Saneamento Ambiental e as doenças relacionadas com o lixo", a qual foi ministrada pela técnica de Saneamento Ambiental, Cibelly Oliveira Brandão.

??Antes da palestra central, o subsecretário Roberto Kelson Ferreira, e o secretário do Meio Ambiente de Cariré, Adauto Eleotério Araújo, realizaram pronunciamentos sobre a importância da Semana Municipal do Meio Ambiente, que tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância de se preservar a natureza e cuidar do meio ambiente.

??Após a mencionada palestra, alunos encenaram uma peça teatral sobre a preservação do meio ambiente, enfocando a coleta seletiva e a conservação do lixo.

#MeioAmbiente 07/06/2017 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Escola Filinto Aguiar de Arariús-Cariré comemora a Semana do Meio Ambiente, com palestra e plantio de árvores nativas Paralelamente à realização da Semana do Meio Ambiente de Cariré-CE, a Escola de Ensino Fundamental Filinto Aguiar, do distrito de Arariús (antiga Taquara), também prestou sua homenagem ao meio ambiente, quando promoveu na última quarta-feira, 7 de junho, uma palestra sobre a importância da preservação da mãe natureza, a qual foi ministrada pelo secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré, Adauto Eleotério Araújo.

Após a palestra, os alunos se dirigiram ao pátio externo da Escola Filinto Aguiar, onde foi realizado plantio de várias mudas de árvores nativas.


#MeioAmbiente 03/06/2017 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Cariré-CE promoverá de 05 a 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com tema:"Educação Ambiental - Coleta Seletiva".
www.carire.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 02:47:32